Fialho, Adolfo Fernando da FonteMedeiros, Rita Amaral2025-04-152025-04-152025-01-08Meideiros, Rita Amaral. (2024). "A Criança e as Artes Visuais: propostas para colorir e descobrir o mundo". 139 p. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2024. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/8610http://hdl.handle.net/10400.3/8610Dissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 08 de janeiro de 2025, Universidade dos Açores.O presente Relatório de Estágio tem como principal intuito apresentar, analisar e refletir sobre as práticas desenvolvidas no contexto das Unidades Curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II, integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. No contexto da abordagem às práticas desenvolvidas na nossa ação educativa ao longo dos dois estágios pedagógicos, optamos por aprofundar uma temática específica, que norteou a nossa reflexão e serviu de mote ao título do nosso trabalho: “A Criança e as Artes Visuais: propostas para colorir e descobrir o mundo”. Neste sentido, ao aprofundarmos a nossa temática, mais precisamente a importância da Expressão Plástica na Infância, assumimos que esta área tem um enorme contributo e potencial para o desenvolvimento das competências das crianças. Assim sendo, o nosso principal intuito foi perceber e compreender os benefícios da Expressão Plástica para a crianças, dando destaque às atividades que desenvolvemos ao longo dos nossos estágios procurando também a investigar e aprofundar sobre a temática em estudo. Dessa forma, ao longo do nosso Relatório, fazemos uma viagem pelas principais atividades desenvolvidas nos Estágios Pedagógicos, que consideramos ter tido um importante papel junto das crianças, complementada com um conjunto de reflexões acerca das nossas práticas, analisadas com o auxílio de vários autores da especialidade. Por forma a complementar o nosso trabalho, também concretizamos um estudo, no qual analisamos 20 Relatórios de Estágio com caraterísticas semelhantes às do nosso, realizados por estagiários que também convocaram a Expressão Plástica como área privilegiada na sua ação educativa, por forma a conhecer as suas perceções e representações acerca do potencial de exploração desta área, do ponto de vista pedagógico e didático, na Educação Pré-Escolar e no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com a concretização desse Relatório de Estágio, concluímos que a Expressão Plástica tem um papel preponderante na vida das crianças, sendo essencial que estas contactem desde cedo com esta área, tanto na Educação Pré-Escolar como no 1.º Ciclo do Ensino Básico, por forma a potenciar a sua imaginação, a sua criatividade, a sua comunicação com os outros, a exploração e a descoberta do mundo que a rodeia.ABSTRACT: This Internship Report aims to present, analyze, and reflect on the practices developed within the context of the Pedagogical Internship I and Pedagogical Internship II courses, which are part of the Master's Degree in Pre-School and Pre-School and Primary Education at the University of the Azores. In the context of approaching the practices developed during our educational activities throughout the two educational internships, we chose to delve into a specific theme that guided our reflection and served as the title of our work: “The Child and Visual Arts: proposals to color and discover the world”. In this sense, by deepening our theme, specifically the importance of Visual Expression in childhood, we assume that this area has a significant contribution and potential to the development of children's skills. Therefore, our main goal was to understand and comprehend the benefits of Visual Expression for children, highlighting the activities we developed during our internships and also investigating and delving into the theme under study. Thus, throughout our Report, we take a journey through the main activities developed in the Educational Internships, which we believe played an important role within the children, complemented by a series of reflections on our practices, analyzed with the support of various specialist authors. To complement our work, we also conducted a study in which we analyzed 20 Internship Reports with characteristics similar to ours, carried out by interns who also prioritized Visual Expression in their educational action, in order to understand their perceptions and representations regarding the potential for exploring this area, from a pedagogical and educational point of view, in Pre-School Education and in the context of Primary Education. With the completion of this Internship Report, we concluded that Visual Expression plays a significant role in children's lives, and it is essential that they come into contact with this area from an early age, both in Pre-School Education and in Primary Education, in order to enhance their imagination, creativity, communication with others, and exploration and discovery of the world around them.porEducação Pré-Escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoEstágio PedagógicoArtes VisuaisExpressão PlásticaA Criança e as Artes Visuais: propostas para colorir e descobrir o mundomaster thesis203831101