Luz, José Luís Brandão da2012-06-062012-06-061994-06«A imaginação e a criatividade na teoria piagetiana do desenvolvimento intelectual», em "Educação e Realidade", Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação – UFRGS, 19(1) (1994), pp. 61-70.0100-3143 (impresso)2175-6236 (online)http://hdl.handle.net/10400.3/1384O programa piagetiano de uma análise epistemológica do desenvolvimento da inteligência encontra na ideia de equilíbrio o apoio decisivo para evitar as explicações que o situa quer no prolongamento dos dados imediatos da percepção, quer também da intervenção do quadro estático dos esquemas de assimilação do sujeito. O significado deste percurso não se encontra apenas nos resultados terminais da constituição operatória da inteligência. Pelo contrário, procuramos chamar a atenção para o dinamismo que se manifesta em todas as fases do seu desenvolvimento, onde o poder criativo da imaginação se organiza à margem de exigências de teor lógico-matemático, dominantes no ulterior funcionamento operatório do pensamento. Neste contexto, procuramos sublinhar uma continuidade com o projecto kantiano em que a imaginação se torna decisiva para assegurar a apreensão ordenada do mundo.porKantPiagetAbstracção ConstrutivaAbertura aos PossíveisCriatividadeEquilibraçãoEquilíbrioEsquemaEsquematismoImaginaçãoReversibilidadeA imaginação e a criatividade na teoria piagetiana do desenvolvimento intelectualjournal article