Silva, Osvaldo Dias Lopes daSousa, Áurea2020-02-062020-02-062019Silva, O.; Sousa, Á. (2019). Estratégias para a gestão de conflitos e satisfação profissional. In Libro de Actas del XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, pp. 4421-4432.978-84-9749-726-8http://hdl.handle.net/10400.3/5344http://hdl.handle.net/2183/23486XV Congreso internacional gallego-portugués de psicopedagogía, II Congreso de la Asociación Cientifica Internacional de Psicopedagogía, Coruña, 4 a 6 de setembro de 2019.Numa sociedade cada vez mais competitiva à escala global, é imperativo que as organizações sejam capazes de gerir o conflito de forma eficaz e de fomentar a satisfação dos seus colaboradores, contribuindo para o seu sucesso. Este trabalho tem o intuito de compreender quais são as estratégias utilizadas na gestão de conflitos no caso de profissionais do setor hoteleiro, na Região Autónoma dos Açores, com base nas suas características pessoais e na sua satisfação laboral. […]. Foram os colaboradores com satisfação profissional de nível elevado aqueles que pontuaram mais nas estratégias para a gestão de conflitos (imposição, compromisso, integração e acomodação), enquanto os indivíduos com níveis muito elevados de satisfação profissional pontuaram mais na estratégia de evitamento.ABSTRACT: Nowadays, in an increasingly competitive society in a global scale, it is imperative that organizations be able to effectively manage conflict and foster employee satisfaction and contribute to its success. This paper aims to understand the strategies used in conflict management in the case of hotel professionals in the Autonomous Region of the Azores, based on their personal characteristics and job satisfaction. […]. It was the employees with high level of professional satisfaction who scored more on strategies for conflict management (imposition, compromising, integration and accommodation), while individuals with very high levels of professional satisfaction scored more on avoidance strategy.porAnálise de DadosEstratégias para a Gestão de ConflitosSatisfação LaboralSucesso OrganizacionalEstratégias para a gestão de conflitos e satisfação profissionalStrategies for conflict management and job satisfactionconference objecthttps://doi.org/10.17979/spudc.9788497497268