Castanho, Maria da Graça Borges2014-12-162014-12-162006Castanho, Graça (2006). "Aprender a ler lendo: um roteiro de leitura a partir de livros gigantes", in Estratégias eficazes para o ensino da Língua Portuguesa, 87-107. Ponta Delgada: Universidade dos Açores.978-972-8850-15-9http://hdl.handle.net/10400.3/3233Este artigo visa divulgar um projeto de leitura que a autora tem desenvolvido, nos últimos anos, com os alunos do curso de Educação Básica da Universidade dos Açores, em prol do sucesso escolar das crianças-aprendentes das competências leituras.O presente texto, por questões metodológicas, encontra-se organizado em três partes distintas. Numa primeira parte, faremos a sensibilização dos leitores para o papel que a leitura tem nos nossos dias, seguidamente apresentaremos a leitura como uma das causas do insucesso escolar que grassa nas escolas em Portugal e, finalmente, divulgaremos um trabalho desenvolvido pela autora, na Universidade dos Açores, intitulado ALL - Aprender a Ler Lendo: Projecto de Literacia para o século XXI, cujo objectivo é ajudar as crianças-leitoras de língua portuguesa a desenvolver competências de leitura e o prazer de ler.porAprender a LerLeituraLiteraciaLíngua PortuguesaAprender a ler lendo : um roteiro de leitura a partir de livros gigantesbook part253571/07