Luz, José Luís Brandão da2012-08-302012-08-301991«Que ensino para a Filosofia?», em "Insulana. Órgão do Instituto Cultural de Ponta Delgada", 46 (1991), pp. 5-20.http://hdl.handle.net/10400.3/1460Comunicação apresentada no Colóquio «Filosofia e História da Filosofia», organizado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, nos dias 12 e 13 de Abril de 1989.Procuramos esclarecer o sentido da filosofia com o auxílio de alguns pensadores da antiguidade clássica e também de contemporâneos, explorando a sua ligação com o desenvolvimento das ciências. Simultaneamente, esboçamos uma reflexão sobre o que poderão ser as exigências formativas do ensino da filosofia, como um processo de sujeitar os problemas da actualidade à experiência do pensamento. O recuo na memória do presente abre o caminho para pensar o nosso tempo, não para nos refugiarmos no prestígio do passado, mas como via de inserir os acontecimentos presentes num campo mais vasto de inteligibilidade que recusa a absolutização do panorama dos acontecimentos em curso.porAristótelesDescartesHeideggerJaspersKantLadrièreOrtega y GassetPlatãoCiênciaEnsino da FilosofiaFilosofiaQue ensino para a filosofia?journal article