Fonseca, Josélia Mafalda RibeiroPereira, Inês Medeiros2023-05-102023-05-102023-02-20Pereira, Inês. (2022). "A sala de aula como um espaço de Cidadania Ativa em construção: uma experiência na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico". 170 p. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2022. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/6711http://hdl.handle.net/10400.3/6711Dissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 20 de março de 2023, Universidade dos Açores.O presente Relatório de Estágio traduz uma análise e reflexão de todo o trabalho desenvolvido nas práticas educativas concretizadas, no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II inseridas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este Relatório intitula-se A sala de atividades/aula como um espaço de Cidadania Ativa em construção: uma experiência na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico e foca-se no desenvolvimento da cidadania ativa, com o contributo da integração curricular, em contexto de sala de atividades/aula. O objetivo central deste trabalho consistiu na construção de um ambiente potencializador de aprendizagens na Área de Formação Pessoal e Social e na componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, usufruindo do caráter transversal e integrador desta área. Assim sendo, pretendeu-se criar um espaço de cidadania ativa, recorrendo-se da integração curricular e promovendo o desenvolvimento e a formação de crianças enquanto futuros cidadãos ativos, interventivos, conscientes e com capacidade para a resolução de problemas, partindo dos seus interesses, necessidades e fragilidades. Deste modo, este Relatório de Estágio integra um enquadramento teórico no qual se expõe a evolução histórica e a complexidade dos conceitos de educação, cidadania e cidadania ativa, assentando numa perspetiva focada na contemporaneidade, nomeadamente no século XXI, e salientando o contributo da integração curricular nesta área. Os restantes capítulos dedicam-se a uma análise reflexiva da perspetiva dos docentes e dos educandos, inseridos nos contextos nos quais se realizou a prática educativa, acerca da cidadania e do seu desenvolvimento, em contexto de sala de atividades/aula, bem como à realização de uma meta reflexão sobre a intervenção que se realizou nestas áreas e contextos. Neste Relatório de Estágio conclui-se que a integração curricular é uma aliada no desenvolvimento da educação para a cidadania, potenciando a sala como espaço de cidadania ativa em construção, devido ao contributo das diferentes áreas e estratégias associadas, possibilitando a formação de crianças/jovens ativos, com capacidade ética e moral para responder aos diferentes desafios do dia a dia e da sua sociedade.ABSTRACT: This Internship Report is an analysis and reflection of all the work developed in the educational practices, under the course units of Pedagogical Internship I and Pedagogical Internship II, part of the master’s degree in Pre-school Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education. This report is entitled The activity room/classroom as a space of Active Citizenship under construction: an experience in Pre-school Education and in the 1st cycle of basic education and focuses on the development of active citizenship, with the contribution of curricular integration in the activity room/classroom context. The main objective of this work was to build a learning environment in the area of Personal and Social Education and in the curricular component of Citizenship and Development, taking advantage of the transversal and integrating nature of this component. Therefore, it was intended to create a space for active citizenship, using curricular integration and promoting the development and training of children as future citizens who are active, interventive, aware and able to solve problems, based on their interests, needs and weaknesses. Thus, this Internship Report includes a theoretical framework in which the historical evolution and complexity of the concepts of education, citizenship and active citizenship are exposed, based on a contemporary perspective, particularly in the 21st century, and highlighting the contribution of curriculum integration in this area. The remaining chapters are devoted to a reflective analysis of the perspective of teachers and students, inserted in the contexts in which the educational practice was carried out, about citizenship and its development in the classroom context, as well as to a meta reflection on the intervention carried out in these areas and contexts. This Internship Report concludes that curricular integration is an ally in the development of citizenship education, enhancing a classroom as a space of active citizenship under construction, due to the contribution of different areas and associated strategies, enabling the formation of active children/youth, with ethical and moral capacity to respond to the different challenges of everyday life and their society.porEducação pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação para a CidadaniaIntegração CurricularA sala de aula como um espaço de Cidadania Ativa em construção: uma experiência na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básicomaster thesis203280806