Condessa, Isabel2017-04-042017-04-042015-04Condessa, I. C. (2015). "A Matemática, a Educação Física e o Jogo: discursos e práticas para o Ensino da Educação Básica". In A. P. Garrão, M. R. Dias & R. C. Teixeira (Coord.). Investigar em Educação Matemática: Diálogos e Conjunções numa Perspetiva Interdisciplinar, Capítulo IX, (pp. 151-164), Ponta Delgada: Letras Lavadas.978-989-735-076-4http://hdl.handle.net/10400.3/4063No âmbito dos Seminários “Ensinar e aprender Matemática: diálogos e conjunções numa perspetiva interdisciplinar” refletiu-se sobre as possibilidades de interligação da matemática com a educação física, ambas disciplinas curriculares do sistema educativo português, em que a primeira se ocupa dos simbolismos relacionados com a quantidade e o espaço, e a segunda é uma vertente pedagógica da atividade física, que recorre ao movimento, realizado num referencial de espaço e tempo. O que é sugerido neste texto são propostas de ensino em que o educador/ professor, num quadro de interdisciplinaridade permita o contacto das crianças com situações de aprendizagem da matemática, a partir das mais simples situações de prática física em contexto curricular, do brincar e jogar às práticas corporais, físicas e desportivas.porEducação de InfânciaEducação FísicaEnsino e AprendizagemEnsino BásicoEstratégias EducativasMatemáticaA Matemática, a Educação Física e o Jogo : discursos e práticas para o Ensino da Educação Básicabook part