Santos, Carlos PereiraTeixeira, Ricardo Emanuel Cunha2014-12-302014-12-302014-12-21Santos, Carlos P.; Teixeira, Ricardo C. (2014). "Propriedades e Critérios no Pré-Escolar", «Jornal das Primeiras Matemáticas», 3, 3-16.http://hdl.handle.net/10400.3/3241O texto que se apresenta constitui um resumo documentado de algumas ideias-chave sobre o tratamento do tema Propriedades e Critérios na educação pré-escolar. O artigo, além de poder ser lido por investigadores ligados a esta área, foi escrito de forma a constituir um documento de apoio para os profissionais que estão "no terreno" (educadores, auxiliares, entre outros) e uma fonte de consulta para pais, encarregados de educação e todos aqueles que se interessam por crianças (no fundo, praticamente todos nós). Os assuntos tratados, além de incidirem sobre ideias basilares como a oralidade infantil, a identificação de propriedades e o estabelecimento de critérios, estendem-se à análise de tarefas didáticas típicas como agrupamentos, associações, correspondências, identificação do intruso, observa e fala, etc. O texto é fundamentado em diversos estudos científicos e inclui o contributo, igualmente importante, de inúmeros educadores que partilharam o seu olhar e a sua experiência. Sendo assim, além da abordagem teórica, são apresentados bastantes exemplos práticos e alguma multimédia.porPropriedades de ObjetosCritériosAgrupamentosAssociaçõesCorrespondênciasIdentificação do IntrusoMatemáticaPré-EscolarPrática da OralidadeCognição InfantilPropriedades e critérios no pré-escolarjournal article