Costa, Ricardo Manuel Madruga da2009-09-232009-09-232000"ARQUIPÉLAGO. História". ISSN 0871-7664. 2ª série, vol. 4, nº 2 (2000): 409-4640871-7664http://hdl.handle.net/10400.3/318Pesquisa documental votada à elaboração de um trabalho sobre eventuais implicações das Invasões Francesas no arquipélago açoriano, proporcionou-nos o conhecimento de um conjunto de mapas e relatórios nos quais se apresenta informação sobre os alunos frequentando o ensino na comarca da Horta no ano de 1824. Sendo certo que a bibliografia relativa à história do ensino em Portugal não será escassa, o mesmo parece não suceder com os Açores, sobretudo no que toca à realidade concreta das escolas das nossas ilhas e à forma como se processava e era avaliado o ensino nelas ministrado. Cremos que é neste aspecto que os referidos mapas, bem como a correspondência que os remete ao Governador, poderá revelar-se de interesse, já que, do ponto de vista normativo, nada nos permite concluir sobre a existência de particularismos em relação ao quadro nacional vigente. Em qualquer caso, julgamos útil traçar um breve esboço das orientações gerais que enformavam o quadro regulador do ensino na época a que respeitam os documentos, por forma a permitir uma compreensão do seu contexto. Cumprida essa tarefa, procederemos então à análise dos documentos, fechando o presente trabalho com algumas conclusões. [...]porHistória do EnsinoHistória dos AçoresIlha do Faial (1824)A instrução na comarca da Horta em 1824 : um contributo para o seu estudojournal article