Fonseca, Josélia Mafalda RibeiroTiago, Maria Teresa BorgesMelo, Júlia Pereira2022-07-102022-07-102022-04-22Melo, Júlia Pereira (2022). "O consumismo e o empreendedorismo na Educação para a Cidadania no contexto Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico", 125 p.. Mestrado (Relatório de Estágio) em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ponta Delgada: Universidade dos Açores. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/6358>http://hdl.handle.net/10400.3/6358Mestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 22 de abril de 2022, Universidade dos Açores.Os primeiros anos escolares das crianças são críticos para o seu desenvolvimento social-emocional, cognitivo, físico e linguístico, em muito devido ao ritmo e à capacidade de absorção de conhecimentos. Conquanto, a educação oferecida neste período permite desenvolver uma matriz de valores e uma orientação para a ação, cujos resultados imediatos se traduzem no interesse multifacetado das crianças por áreas distintas da vivência em sociedade. Para tal é fundamental integrar novas abordagens educacionais. A educação para o consumismo e empreendedorismo social fazem parte de um conjunto de abordagens emergentes que procuram desenvolver nas crianças capacidades de decisão e promoção de soluções inovadoras para os problemas sociais. Neste sentido, a prática pedagógica, Estágio Pedagógico I e II, desenvolvida apostou na formação de crianças e alunos conhecedores e conscientes da sua condição de consumidor e potencial empreendedor. Deste modo, foi explorada a realidade social, económica e ambiental, numa abordagem orientada para o aluno. Nesta perspetiva, o aluno é considerado agente e sujeito da sua aprendizagem, com vista a ativar valores que fomentam o surgimento de cidadãos ativos responsáveis, autónomos e solidários. A recetividade dos alunos às diferentes atividades desenvolvidas neste projeto e a consolidação de conhecimentos obtida, atesta a relevância de se promoverem iniciativas desta natureza nos diferentes níveis de ensino.ABSTRACT: Children's early school years are critical to their social-emotional, cognitive, physical, and linguistic development, mainly due to the speed and ability to absorb knowledge. Although, the education offered in this period allows us to develop a matrix of values and an orientation towards action, whose immediate results translate into the multifaceted interest of children by different areas of society. For this, it is essential to integrate new educational approaches. Education for consumerism and social entrepreneurship are part of a set of emerging methods that seek to develop children's capacity to make decisions and promote innovative solutions to social problems. In this sense, the pedagogical practice developed - Internship I and II- bet on forming children and students knowledgeable and aware of their consumer condition and entrepreneurial potential. To this end, the social, economic, and environmental reality was explored in a student-oriented approach. In this perspective, the student is considered an agent and subject of his learning to activate values that foster the emergence of responsible, autonomous, and supportive, active citizens.porCidadaniaConsumismoEmpreendedorismoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1.º Ciclo)Prática Pedagógica1st Cycle of Basic EducationCitizenshipPre-School EducationO consumismo e o empreendedorismo na Educação para a Cidadania no contexto Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básicomaster thesis203024222