Condessa, Maria Isabel CabritaLima, Rita Raquel Branco2024-09-102024-09-102024-04-16Lima, Rita Raquel Branco. (2023). "Enlaces entre o brincar e o aprender: uma análise em contexto educativo". 121 p. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2023. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/7127http://hdl.handle.net/10400.3/7127Dissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 16 de abril de 2024, Universidade dos Açores.O presente relatório de estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tem como primordial intuito descrever e refletir experiências vivenciadas pela mestranda no decurso de ambos os Estágios Pedagógicos – em contexto de Pré-Escolar e de 1.º Ciclo. Para além disso, pretende-se também apelar à importância do brincar e do jogo em contexto educativo, como motor importante para a aprendizagem e desenvolvimento integral da(o) criança/aluno. Neste sentido, este documento compila a descrição, análise e reflexão de um conjunto de experiências proporcionadas em sala de atividades/sala de aula, a partir das atividades implementadas pela estagiária no âmbito das práticas pedagógicas supervisionadas nos dois estágios (Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II) e que estão relacionadas com a temática deste relatório de estágio – Enlaces entre o brincar e o aprender: uma análise em contexto educativo. Com vista à melhor preparação da estagiária no tema abordado, procedeu-se à realização de um estudo empírico acerca da opinião da importância do brincar/jogo e práticas de Educadores e Professores em contexto de sala de atividades/sala de aula. A informação foi obtida através da aplicação on-line, de um inquérito por questionário a um total de 137 profissionais que lecionava nos Açores, entre 2021/2022. Com este questionário, pretendeu-se aferir sobre as conceções acerca da importância concedida ao brincar e à implementação do jogo em contexto de sala de atividades/sala de aula, com o objetivo de aquisição de aprendizagens e competências. Os resultados confirmam o que a estagiária pôde vivenciar, mesmo em período COVID, que a atividade lúdica se constitui um marco fundamental nas dinâmicas de sala, tendo em consideração que proporcionam uma forma estimulante de aprender, facilitando a aquisição e aplicação de conteúdos nas várias áreas e momentos de cooperação.ABSTRACT: This report, carried out within the scope of the Master in Pre-school Education and Teaching of the Primary School Education, has as its main purpose to describe and reflect experiences lived by the Master student during both Pedagogical Internships - in the context of Pre-school and Primary School. In addition, it is also intended to appeal to the importance of playing and games in the educational context, as an important engine for the learning and complete development of the child/pupil. In this regard, this document compiles the description, analysis and reflection of a set of experiences provided in the activity room/classroom, from the activities implemented by the trainee in the scope of the pedagogical practices supervised in the two internships (Pedagogical Internship I and Pedagogical Internship II) and that are related to the theme of this internship report - Links between playing and learning: an analysis in educational context. In order to improve the trainee preparation in the topic addressed, an empirical study was carried out about the opinion of the importance of playing/game and practices of the Kindergarten teachers and the Primary teachers in the context of the activity room/ classroom. The information was obtained through the online application of a questionnaire survey to a total of 137 professionals who taught in the Azores, between 2021/2022. In this questionnaire, it was intended to assess the conceptions about the importance given to the playing and the implementation of the game in the context of the activity room/ classroom, in order to acquire learning and skills. The results confirm what the trainee was able to experience, even in the COVID period, that the playful activity is a fundamental milestone in the classroom dynamics, considering that they provide a stimulating way of learning, facilitating the acquirement and application of the contents in the various areas and moments of cooperation.porEducação Pré-EscolarEnsino do 1.º CicloBrincadeira e JogoAprendizagemConceções e PráticasEnlaces entre o brincar e o aprender: uma análise em contexto educativomaster thesis203668294