Sousa, Maria de L. Cabral2020-08-312020-08-311989SOUSA, Maria L. Cabral. A actividade da leitura: factores sociais e afectivos condicionantes. "ARQUIPÉLAGO. Ciências Sociais", N.º 3-4 (1988/89): 77-104.http://hdl.handle.net/10400.3/5632[…]. O presente estudo abordou o interesse pela leitura como uma variável capaz de afectar o nível de compreensão conseguido durante essa actividade. Basicamente, as razões que levaram a essa decisão têm a ver com a preocupação expressa por muitos professores do Ensino Secundário relativamente ao baixo nível de interesse dos alunos pela leitura e, também, com a ideia de que, no domínio do ensino das línguas, nenhuma das suas áreas específicas poderá ser estudada apenas do ponto de vista do domínio cognitivo. Fazê-lo, de acordo com Douglas Brown (1980), seria omitir a mais fundamental das dimensões do comportamento humano – a dimensão afectiva. […].porEducação EscolarEnsino SecundárioLeituraLinguagem EscritaA actividade da leitura : factores sociais e afectivos condicionantesjournal article