Lima, Ana PaulaAlmeida, LeandroCarbonero Martín, Miguel ÁngelValdivieso Burón, Juan AntónioCaldeira, Suzana Nunes2016-04-292016-04-292013-09Lima, A. P.; Almeida, L. S.; Martim, M.; Burón, J. A.; Caldeira, Suzana N. (2013). "Escala de autoeficácia percebida na docência (ECAD): adaptação e validação para Portugal". In Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Programa das Sessões e Resumos. Braga: CIEd, 11 a 13 de setembro: 258.978-989-8525-22-2http://hdl.handle.net/10400.3/3742Comunicação apresentada no XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, realizado nos dias 11, 12 e 13 de Setembro de 2013, na Universidade do Minho (Campus de Gualtar).Esta comunicação descreve os procedimentos de validação para Portugal da Escala de Autoeficácia Percebida na Docência (ECAD), avaliando as competências docentes no processo de ensino-aprendizagem (comportamentos, atitudes, motivações e estratégicas cognitivas presentes ou descritivas do "professor eficaz"). Trata-se de uma escala de auto-relato, num formato tipo Likert, composta por 58 itens e uma estrutura fatorial tridimensional: Fator A – Socio-emocional (34 itens), composto por 8 variáveis: convívio, empatia, eficácia comunicativa, sensibilidade comunicativa, mediação, envolvimento afetivo, dinâmica de grupo e autoeficácia, Fator B – Interação comunicativa (15 itens), 6 variáveis: comunicação não verbal, assertividade, liderança executiva, resolução de conflitos, comunicação verbal e liderança afetiva; Fator C –Instrução (9 itens), 3 variáveis: controle, planificação e adaptação a novas situações. Esta comunicação descreve os procedimentos seguidos na tradução e retrotraduação da escala, seguindo as normas da International Tests Commission. Professores e docentes universitários relacionados com a formação de professores realizaram a análise qualitativa dos itens com o objetivo de avaliar a sua compreensibilidade e relevância. Procurando uma maior validade ecológica da escala, os itens foram formulados tomando em consideração as praticas pedagógicas usuais dos professores e também as expressões por eles usadas na sua descrição. Seguidamente, avançou-se para um estudo quantitativo da homogeneidade dos itens e dimensionalidade da escala, tendo essa aplicação decorrido online (sistema LimeSurvey) e em papel (em menor número). Centena e meia de professores do 3º ciclo do ensino básico, na sua quase totalidade proveniente da região norte do país, por decisão dos autores, integraram a amostra. Os resultados em termos de consistência interna e estrutura dimensional da escala serão apresentados.porAprendizagemDocênciaEscala de AutoeficáciaEscala de autoeficácia percebida na docência (ECAD) : adaptação e validação para Portugalconference object