Fialho, Adolfo Fernando da FonteMedeiros, Raquel Mestre Reis2017-10-092017-10-092017-05-10Medeiros, Raquel Mestre Reis. "A criança e as expressões: uma reflexão em contexto de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2017. 102 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2016. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/4449>.http://hdl.handle.net/10400.3/4449Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 10 de Maio de 2017, Universidade dos Açores.O presente relatório surge no âmbito da 1.ª Edição do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este tem como propósito principal analisar e refletir em torno do trabalho desenvolvido nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II. Deste modo, organizámos uma síntese contextualizada de todo o trabalho desenvolvido no decorrer das nossas práticas. Pretendemos apresentar o panorama geral do processo de aprendizagem vivenciado, com especial destaque para a temática deste relatório: de que forma as Expressões poderão ser uma área privilegiada para o desenvolvimento das crianças, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico? Com este trabalho desejamos compreender o verdadeiro lugar ocupado pelas Expressões no cenário educativo, convictos da sua importância ao serviço do desenvolvimento integral das crianças. Certos de que estas áreas não são esvaziadas de conteúdo, procurámos (re) colocá-las no centro das nossas práticas, atribuindo-lhes o merecido realce e criando condições favoráveis à sua efetiva exploração na nossa ação educativa. Para melhor compreender a temática que escolhemos, as experiências de aprendizagem desenvolvidas e a revisão bibliográfica, procurámos encaminhar o nosso percurso metodológico numa lógica de investigação-ação. Concretizámos, a execução de uma análise documental efetuada a partir de uma recolha de dados qualitativos e tentámos aplicar essas estratégias durante o estágio. Aplicámos ainda questionários aos alunos, recolhendo as apreciações dos mesmos, de diversas formas, e realizámos entrevistas aos educadores/professores que, aquando do seu estágio, também escolheram privilegiar a área das Expressões. Com isto, foi possível entender as capacidades/potencialidades pedagógico-didáticas das Expressões. Conseguimos perceber a motivação e o sucesso dos alunos no contexto do estudo das mesmas e, ainda, compreender com que frequência são elas utilizadas como área primordial no dia a dia escolar das crianças e dos educadores/professores. De acordo com o nosso estudo, verificámos que a escolha das Expressões, como área foco, se assume como uma mais-valia na aprendizagem das crianças, pelo que entendemos ser urgente contrariar os naturais constrangimentos que se colocam aos educadores e professores dos nossos dias e criar condições favoráveis à sua efetiva exploração na escola.ABSTRACT: This following summary concerns the 1st Edition of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. It has primary goals to analyse and reflect the subject matters approached within the Pedagogical Internship I and Pedagogical Internship II. Therefore we organized a contextualized synthesis of all the work developed during our practices. The intention is to present a general panorama of the learning experience emphasizing the theme of this report: in what way can “expressions” be a privilege for child development in preschool education, elementary level? The intent is to understand the importance of “expressions” in an educational scenario, in order to reinforce their role in the aforementioned development. Bringing these practices to light, we hope to give them their significance and create favourable conditions to earn more about them and their educational actions. To better apply and enforce this theme, we chose to approach this using an investigation/action method. We conducted a documental analysis from the gathering of quantitative data trying to apply such strategies. We also questioned the students in several ways and interviewed select teachers who chose to apply the same educational technique. With this, it’s possible to understand the capabilities/potential of “expressions”. We were able to perceive the success and motivation of the students in this context and more importantly, understand how often these practices are used in every day school life for both students and teachers. In accordance to our study, we verified choice of “expressions” as the focus area to be a plus in children’s education. We understand it’s most pressing to contradict the natural predicaments that are being put to teachers and educators and create favourable conditions to its effective exploration in the school.porEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Expressão ArtísticaPrática PedagógicaExpressionsPedagogical InternshipA criança e as expressões : uma reflexão em contexto de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básicomaster thesis201731355