Melo, Helena Sousa2014-01-022014-01-022012-01Melo, Helena S. (2012). "A Matemática num contexto de Projeto Educativo: evolução, estruturação, criatividade, ensino e objetividades", «Educação e Matemática», 116, 8-11. ISSN 0871-7222.0871-7222http://hdl.handle.net/10400.3/2517Copyright © 2012 Associação de Professores de Matemática.Se partirmos dos princípios que fundamentam um Projeto Educativo, estruturados em valores, metas e estratégias, podemos também obter as linhas orientadoras de um ensino/aprendizagem da Matemática. Do mesmo modo que a escola concebe um conjunto de objetivos na sua atuação, que lhe permite cumprir a sua função educativa, o ensino/aprendizagem da Matemática possui um conjunto de estratagemas aplicáveis que possibilitam uma melhor eficácia na divulgação do seu conhecimento e no seu desenvolvimento. Com o propósito de criar um ambiente cada vez mais propício à aprendizagem, o Projeto Educativo é um guia de trabalho que assegura coerência e coesão na atividade educativa. É um promovedor de sucesso, de realização, desenvolvendo competências e consolidando valores como a interajuda, a responsabilidade e a cidadania. O ensino da Matemática possui um papel semelhante, através da sua ligação, cada vez maior, com o quotidiano.porEducação MatemáticaProjeto-EscolaA Matemática num contexto de Projeto Educativo: evolução, estruturação, criatividade, ensino e objectividadesjournal article