Lima, Jorge Manuel Ávila deRodrigues, Hermínia Pereira Coelho2019-12-052019-12-052019-09-23Rodrigues, Hermínia Pereira Coelho. "A liderança pedagógica e os resultados dos alunos: um estudo nas unidades orgânicas públicas da ilha de São Miguel (RAA)". 2019. 219 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação e Formação). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2019. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/5247>.http://hdl.handle.net/10400.3/5247Dissertação de Mestrado, Educação e Formação, 23 setembro de 2019, Universidade dos Açores.A liderança das organizações educativas tem assumido particular relevo, especialmente em estudos internacionais, por se considerar que atua como um catalisador na cultura organizacional e nas condições da escola, o que se reflete no desempenho dos alunos. A investigação empírica demonstra, a este nível, que a liderança pedagógica e distribuída dos líderes escolares pode fazer a diferença e contribuir, de forma direta ou indireta, para melhorar os resultados dos alunos. O objetivo geral do nosso estudo foi verificar, nas unidades orgânicas do sistema de ensino público da ilha de São Miguel (Região Autónoma dos Açores), Portugal, se, na perspetiva de um conjunto de atores escolares, existe uma relação entre a liderança pedagógica e os resultados dos alunos e, em caso afirmativo, como é que ocorre. Para o efeito, optámos por uma metodologia de investigação mista, em que foram inquiridos por questionário e por entrevista os presidentes do Conselho Executivo (CE) e do Conselho Pedagógico (CP) das escolas referidas. Paralelamente, realizámos um estudo de caso numa unidade orgânica onde, para além dos presidentes do CE e do CP, foram inquiridos os professores através de um questionário. Os dados recolhidos foram, posteriormente, alvo de tratamento estatístico e de procedimentos de análise de conteúdo. Os resultados indicam a existência de uma baixa perceção dos inquiridos relativamente ao impacto da liderança pedagógica dos presidentes do CE nos resultados dos alunos. Verificámos que estamos perante lideranças dos presidentes do CE pouco centradas na aprendizagem dos alunos. Os dirigentes escolares estão sobretudo concentrados na administração e gestão da escola, ou seja, estão mais voltados para o cumprimento de responsabilidades e para a consecução das tarefas organizacionais e mais afastados do processo de ensino e aprendizagem – pelo que o impacto da sua liderança nos resultados dos alunos parece ser diminuto. Contudo, parece existir nas escolas alvo do nosso estudo um elevado nível de distribuição de funções e responsabilidades no domínio pedagógico, bem como ao nível da tomada de decisões.ABSTRACT: The leadership of educational organizations has been particularly prominent, especially in international studies, since it is considered to act as a catalyst in organizational culture and school conditions, which is reflected in students´ performance. Empirical research demonstrates at this level that the pedagogical and distributed leadership of school leaders can make a difference and contribute directly or indirectly to improving student achievement. The main aim of our study was to verify, in the schools of the public education system of São Miguel island (Autonomous Region of the Azores), Portugal, if, from the perspective of a group of school actors, there is a relation between pedagogical leadership and student achievement and, if so, how it occurs. To that end, we opted for a methodology of mixed research, in which the presidents of the Executive Council (EC) and Pedagogical Council (PC) of the referred schools were questioned by questionnaire and by interview. At the same time, we conducted a case study in an organic unit where, in addition to the presidents of the EC and PC, the teachers were surveyed through a questionnaire. The data collected were later on subjected to statistical treatment and content analysis procedures. The results indicate that there is a low perception among the respondents regarding the impact of the EC presidents' pedagogical leadership on student achievement. The analysis identified leadership practices of the EC presidents that are not focused on student learning. School leaders are mainly focused on school administration and management, i.e. they are more focused on fulfilling responsibilities and achieving organizational tasks and further away from the teaching and learning process – so the impact of their leadership on the results of students seems to be tiny. However, there seems to be a high level of distribution of roles and responsibilities in the pedagogical field as well as at the decision-making level in the schools where our research was conducted.porAlunoAproveitamento EscolarEnsino PúblicoLiderança PedagógicaOrganização EducativaIlha de São Miguel (Açores)Distributed LeadershipPedagogical LeadershipSchool DirectorsA liderança pedagógica e os resultados dos alunos : um estudo nas unidades orgânicas públicas da ilha de São Miguel (RAA)master thesis202318001