Silva, Leonor Sampaio da2013-12-182013-12-182011BOLETIM, Horta: Núcleo Cultural da Horta, Nº 20/2011. ISSN 1646-0022.1646-0022http://hdl.handle.net/10400.3/2484O artigo foca a atualidade do pensamento de Mark Twain sobre questões relacionadas com a problemática da imagem na sua vinculação com o mundo e com outros modos de representação, como a escrita.A viagem de Mark Twain pela Europa, iniciada a 8 de junho de 1867, é o ponto de partida para um estudo que analisa as leituras que o americano faz dos grandes mestres europeus no livro resultante das suas impressões de viagem, "The Innocents Abroad". A crítica aos modelos europeus acompanha a reflexão sobre a identidade americana em contraste com a europeia e prefigura a importância de questões centrais no âmbito dos Estudos Visuais, como a relação entre pintura e literatura, ou imagem e palavra.porImagemCultura VisualArte EuropeiaMark TwainA Viagem dos InocentesThe Innocents Abroad(Des)Encontros Artísticos: O Olhar Crítico de Mark Twain Sobre os Mestres Europeusjournal article