Tiago, Maria Teresa BorgesBotelho, Ana Luísa Machado2019-05-292019-05-292019-03-21Botelho, Ana Luísa Machado. "Branding vs perfomance-based advertising: opposing business models?". 2019. 120 p.. (Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2018. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/5085>.http://hdl.handle.net/10400.3/5085Dissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, especialização em Marketing, 21 de março de 2019, Universidade dos Açores.O E-marketing – processo de marketing efetuado através da utilização de canais de media digitais – tomou o mundo dos media de assalto na última década. As empresas tiveram de mudar drasticamente para sobreviver, e reinventar-se para permanecerem competitivas no mercado global. Algumas encararam a mudança como uma oportunidade de crescimento e de extensão da marca nos canais online, infiltrando-se no quotidiano dos consumidores. Outras não se adaptaram à constante mutação do ecossistema empresarial. As que prevaleceram consolidaram a consciencialização da marca e nutriram relacionamentos com os consumidores mais facilmente que nunca. Aproveitaram ainda os meios digitais para aumentar rapidamente as suas vendas através de campanhas de publicidade baseadas no desempenho (performance). Campanhas unicamente focadas na otimização do ROI através do rastreamento da atividade online dos utilizadores. Adotaram uma mentalidade smart, tirando partido da tecnologia, para disfrutar de um relacionamento mais próximo com os consumidores. Dois tipos de publicidade paga prosperaram em redes sociais e motores de busca: branding e performance. Contudo, serão estes modelos verdadeiramente opostos? Esta tese procura responder a esta questão de um ponto de vista complementar, que é consolidado com a análise de um caso de estudo, onde a performance está ao serviço de uma típica campanha de branding.ABSTRACT: E-marketing – marketing through the usage of digital media channels – has taken the world of media by storm in the past decade. Companies have had to change drastically to survive and reinvent themselves to remain competitive in a global market. Some saw an opportunity to thrive and extend their branding to online channels, infiltrating the everyday life of consumers. Others failed to adapt to the everchanging business ecosystem. The ones that prevailed have built brand awareness and nurtured brand relationships more easily than ever before. They also leveraged digital media to rapidly grow their sales through performance-based advertising campaigns. Campaigns solely focused on the optimization of ROI via the tracking of online user activity. They have adopted a smart mindset, taking advantage of technology to enjoy a closer relationship with consumers. Two types of advertising have flourished in paid social networks and search engines: branding and performance. However, are they truly opposite models? This thesis seeks to answer this question from a complementary point of view, which is consolidated by the analysis of a case study where performance is at the service of a typical branding campaign.engFacebookGoogleMarketing ElectrónicoRedes SociaisPublicidadePerformance AdvertisingSearch Engine AdvertisingBranding vs perfomance-based advertising : opposing business models?master thesis202228240