Lima, Jorge Manuel Ávila deMoniz, Carolina de Fátima Ferreira2020-10-092020-10-092020-02-19Moniz, Carolina de Fátima Ferreira. "Motivos da população adulta para frequentar o programa Reativar". 2020. 158 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação e Formação). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2019. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/5655>.http://hdl.handle.net/10400.3/5655Dissertação de Mestrado, Educação e Formação, 19 de fevereiro de 2020, Universidade dos Açores. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.Na sociedade atual, existe uma maior atenção para a qualificação da população adulta no que respeita à formação e educação. Esta atenção está relacionada com a necessidade de melhorar as qualificações desta população, de modo a dar resposta às exigências do mercado de trabalho, reduzir os défices de qualificação, mas também para que usufrua de um maior leque da oferta formativa para melhorar os níveis de empregabilidade e para que possa obter um maior leque de conhecimentos a nível social e pessoal. Neste sentido o presente trabalho de investigação teve como principal intuito compreender os motivos que levaram os adultos a frequentar o Programa Reativar na Escolar Profissional da Ribeira Grande, na ilha de S. Miguel, da Região Autónoma dos Açores, Portugal. O objetivo central deste programa foi a formação dos indivíduos que não detêm qualificações escolares, que os impede de progredir no mercado de trabalho, desempregados ou já inseridos no mercado de trabalho, bem como inscritos na Agência para a Qualificação e Emprego. A escolha desta temática surge por interesse pessoal, associada ao meu conhecimento informal, quando os adultos do contexto social em estudo ao iniciarem este tipo de programa na Escola Profissional da Ribeira Grande, exprimem um sentimento de obrigação e não de vontade própria, outros apenas o frequentam para não perderem o subsídio de desemprego. Nesta ordem de ideias, sabendo este indício informal foi pertinente aprofundar e obter resultados rigorosos sobre as motivações dos estudantes a nível intrínseco, extrínseco e a desmotivação, tendo em conta um conjunto de variáveis que foram inspiradas nos itens da Escala de Motivação Académica (Deci & Ryan, 2000). Desta forma, a metodologia utilizada teve uma abordagem mista, com a aplicação de um questionário inspirado na Escala de Motivação Académica e de uma entrevista. A este respeito, os resultados da investigação demonstram que os adultos se sentiram motivados em frequentar e concluir o curso ou formação, para obter certificação, novos conhecimentos, mas sobretudo adquirir emprego.ABSTRACT: In today's society, greater attention is paid to the qualification of the adult population with regard to training and education. This attention is related to the need to improve the qualifications of this population, in order to respond to the demands of the labor market, to reduce qualification deficits, but also so that they can enjoy and a wider range of training offer to improve employability levels. and so you can get a wider range of knowledge at a social and personal level. In this sense, the present research work had as main intention to understand the reasons that led the adults to attend the Reactivate Program at the Escolar Profissional da Ribeira Grande, in the island of S. Miguel, of the Autonomous Region of the Azores, Portugal. The main objective of this program is the training of individuals who do not have school qualifications, which prevents them from progressing in the labor market, unemployed or already inserted in the labor market, as well as enrolled in the Agency for Qualification and Employment. The choice of this theme arises out of personal interest, associated with my informal knowledge, when adults from the social context under study started this type of program at the Professional School of Ribeira Grande, expressing a feeling of obligation and not of their own will, others only the attend not to lose unemployment benefit. In this order of ideas, knowing this informal clue, it was pertinent to deepen and obtain rigorous results on the students' motivations at the intrinsic, extrinsic and demotivation levels, taking into account a set of variables that were inspired by the items of the Academic Motivation Scale (Deci & Ryan, 2000). Thus, the methodology used had a mixed approach, with the application of a questionnaire inspired by the Academic Motivation Scale and an interview. In this regard, the results of the research show that adults felt motivated to attend and complete the course or training, to obtain certification, new knowledge, but above all to acquire employment.porEducação de AdultosEscala de Motivação AcadémicaFormação de AdultosAdult EducationDemotivationMotivationSelf-Determination TheoryMotivos da população adulta para frequentar o programa Reativarmaster thesis202452123