Costa, Susana GoulartTiago, Teresa BorgesDâmaso, Carlota Teixeira2025-09-112025-09-112024-10-18Dâmaso, Carlota Teixeira. (2024). "O Património Baleeiro na Construção Identitária dos Açores: O Impacto na Comunicação e no Marketing". 144 p. (Dissertação de Mestrado em Património, Museologia e desenvolvimento). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2024. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/8707http://hdl.handle.net/10400.3/8707Dissertação de Mestrado, Património, Museologia e Desenvolvimento, 10 de outubro de 2024, Universidade dos Açores.A notoriedade crescente que se verifica da Região Autónoma dos Açores em contextos regionais, nacionais e internacionais, e a diversidade de públicos que procura os Açores pela proximidade ao mar, levaram-nos a aprofundar o estudo da matéria relacionada com a identidade açoriana. O impacto que a indústria baleeira teve para o arquipélago, por ser uma atividade transversal às nove ilhas, e a condição de ilhéu, permitiram que o açoriano desenvolvesse uma a ligação muito íntima com o mar e, como consequência, adotasse o património baleeiro, e por sua vez o cachalote, como representação da essência de um povo, personificando o animal em produtos, campanhas promocionais, material de divulgação e experiências memoráveis relativas à Região. Este estudo visa entender a influência do património baleeiro açoriano na criação das estratégias de comunicação e marketing para a promoção da Região e propor uma reflexão sobre o papel do património baleeiro regional e respetiva preservação.ABSTRACT: The growing notoriety of the Azores in regional, national, and international contexts, and the diversity of audiences seeking the Azores for their proximity to the sea, led us to deepen the study of matters related to azorean identity. The impact that the whaling industry had on the archipelago, being an activity that cuts across the nine islands, and the condition of being an islander, allowed the Azorean citizen to develop a very intimate connection with the sea and, as a consequence, adopt whaling heritage, and in turn the sperm whale, as a representation of the essence of a people, personifying the animal in products, promotional campaigns and materials, and memorable experiences related to the Region. This study aims to understand the influence of Azorean whaling heritage on the creation of communication and marketing strategies for the promotion of the Region and to propose a reflection on the role of regional whaling heritage and its preservation.porAçoresBaleaçãoBaleiaComunicaçãoIdentidadeMarcaMarketingPatrimónioO Património Baleeiro na Construção Identitária dos Açores: O Impacto na Comunicação e no Marketingmaster thesis203884884