Teixeira, Magda Eugénia Pinheiro Brandão Costa CarvalhoSilva, Rui Jorge SampaioKennedy, Nadia StoyanovaVieira, Fernando Manuel Correia2023-05-102023-05-102023-01-31Vieira, Fernando Manuel Correia. (2022). "Autopoiesis e Emergência na Comunidade de Investigação Filosófica". 129 p. (Dissertação de Mestrado em Filosofia para Crianças). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2022. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/6706http://hdl.handle.net/10400.3/6706Dissertação de Mestrado, Filosofia para Crianças, 31 de janeiro de 2023, Universidade dos Açores.Nesta dissertação pretendemos deter-nos na comunidade de investigação filosófica, na sua pertinência, no pensamento que se movimenta ou pode movimentar-se nela e no que emerge e potencialmente poderá emergir, detendo especial atenção também no que emerge de todas as relações que neste processo ocorrem e em determinar até que ponto rever a base do nosso sistema de pensamento. Neste sentido, procuraremos apresentar a Biologia do Conhecer de Humberto Maturana, uma teoria do viver e do observar, o seu conceito de autopoiesis – a identificação do sistema vivo como uma rede de produções de componentes no qual os componentes produzem os sistemas circulares que os produzem, ou seja, um sistema determinado pela sua estrutura sem que, no entanto, exista determinismo. Procuraremos explicar de acordo com a perspetiva de Maturana como o fechamento estrutural coabita com a abertura que a relação proporciona. Acompanharemos o pensamento de Maturana na análise do ser humano nas suas múltiplas dimensões e como estas se relacionam, na sua busca por uma autoconsciência, assim como, na sua pergunta pela realidade onde o observador constitui existência com as suas operações de distinção. Nesta sequência, consideramos pertinente uma aproximação ao pensamento complexo, às suas dimensões e propriedades, ao seu apelo a uma mudança de paradigma na forma de pensar o pensamento, assim como, de pensar e tentar explicar o real. Daremos particular atenção à sua dimensão de emergência dando enfase à sua importância para a comunidade de investigação filosófica. O grande objetivo é o de contribuir para a potenciação de si e do outro e, neste sentido, como incorporar esta atitude e desenvolver algumas condições e ações que permitam ou nos aproximem da sua concretização. Por fim e em anexo, propomos uma estratégia para a aprendizagem da filosofia no ensino secundário – Da aula à comunidade de investigação filosófica - tendo por base a experiência de lecionação neste formato durante 5 anos.ABSTRACT: In this dissertation we intend to focus on the community of philosophical inquiry, on its pertinence, on the thought that moves or can move in it and on what emerges and could potentially emerge, also paying special attention to what emerges from all the relationships that in this process occur and to determine to what extent one should review the basis of our thought system. We will try to present Humberto Maturana's biology of knowing, a theory of living and observing, his concept of autopoiesis – the identification of the living system as a network of component productions in which the components produce the circular systems that produce them, that is, a system determined by its structure without, however, determinism. We will try to explain, according to Maturana's perspective, how the structural closure cohabits with the opening that the relationship provides. We will follow Maturana's thinking in the analysis of the human being in its multiple dimensions and how they are related, in his search for self-awareness, as well as in his question of the reality where the observer constitutes existence with his operations of distinction. In this sequence, we consider relevant an approach to complex thinking, to its dimensions and properties, to its appeal to a change of paradigm in the way of thinking about thinking, as well as of thinking and trying to explain the real. We will pay particular attention to its emergence dimension, emphasizing its importance for the community of philosophical inquiry community of philosophical inquiry. The main objective is to contribute to the empowerment of oneself and the other and, in this sense, how to incorporate this attitude and develop some conditions and actions that allow or bring us closer to its realization. Finally and in the annex, we propose a strategy for learning philosophy in secondary education - From the classroom to the community of philosophical inquiry - based on the experience of teaching in this format for 5 years.porFilosofia para CriançasComunidade de Investigação FilosóficaComplexityNarrativaAutopoiesis e Emergência na Comunidade de Investigação Filosóficamaster thesis203279956