Mendes, Armando B.2013-08-012013-08-012011Mendes, Armando Brito (2011). "Marketing, qualidade e inovação". In Luís Mendes Gomes (Coord.), «Ok, computer!: confluências na informática», Ponta Delgada: Influir: 31-33. ISBN: 978-989-97107-1-9.978-989-97107-1-9http://hdl.handle.net/10400.3/2201Texto publicado originalmente no jornal Açoriano Oriental, secção "Bits & Bytes", de 18 de Novembro de 2006."[…]. Marketing é, segundo a nova definição da associação americana (American MarketingAssociation), um conjunto de actividades que têm por objectivo compreender as necessidades do consumidor, cliente ou utente e de empreender esforços para satisfazer essas necessidades, da melhor forma possível, ou seja, de forma a aumentar o valor dos produtos e serviços para os clientes, passando por melhorar o grau de satisfação, a fidelização e a satisfação global destes. O marketing surge assim como um conjunto de actividades absolutamente essenciais nas organizações modernas orientadas para o cliente e não para o produto ou serviço que vendem. O marketing é o ponto final da cadeia logística, sendo responsável por objectivos definidos em termos de volume de vendas ou da relação prolongada no tempo com o cliente. […]".porMarketingMarketing, qualidade e inovação.book part2013-07-29