Caldeira, Suzana Nunes2016-04-242016-04-242006Caldeira, S. N. (2006). Indisciplina: alguns resultados sobre escolas de S. Miguel. "ARQUIPÉLAGO: Ciências da Educação", 6: 9-20. ISSN 0873-8165.0873-8165http://hdl.handle.net/10400.3/3731Existe a ideia generalizada de que a indisciplina escolar tem vindo a aumentar e, em alguns casos, a evoluir para situações de violência. Neste artigo procura-se compreender a difusão dessa ideia à luz do enquadramento só-cio-político vivido em Portugal desde o último quartil do século XX, apresenta-se o início das preocupações e das investigações portuguesas sobre o tema, numa perspectiva preventiva e pedagógica, e partilham-se alguns dados sobre investigações empíricas realizadas em S. Miguel, nos Açores. No âmbito destas, procura-se desvendar o que pensam professores e alunos acerca da indisciplina escolar e, por fim, emergente dos dados, propõe-se uma tipologia de procedimentos adoptados pelos professores para lidar com a indisciplina dos alunos.porIndisciplina EscolarPsicologia da EducaçãoViolência EscolarIndisciplina : alguns resultados sobre escolas de S. Migueljournal article