Mira Leal, SusanaMorais, FilomenaRodrigues, Gabriela2014-06-022014-06-022014-01Mira Leal, Susana; Morais, Filomena; Rodrigues, Gabriela (2014). "Formação para a implementação do programa de Português do Ensino Básico na Região Autónoma dos Açores", Trabalho apresentado em II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho e a Formação Docente, In Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança, ed. Amélia Lopes et al., 673-687. ISBN 978-989-8471-13-0. Porto: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas.978-989-8471-13-0http://hdl.handle.net/10400.3/3066II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho e a Formação Docente, 1 a 3 de Novembro de 2013, FCEUP, Porto, Portugal.As alterações nas políticas curriculares demandam mudanças nas práticas docentes. A extensão e alcance dessas mudanças decorrem, entre outros aspetos, do modo como os professores se apropriam dessas alterações e as recontextualizam. Esse processo não é simples, nem rápido ou linear. É atravessado por tensões e dinâmicas (Mira Leal, 2012) que têm lugar privilegiado na escola, ora de forma informal, por iniciativa e organização dos próprios professores, ora de forma formal, por vontade e programação da tutela ou dos responsáveis escolares, podendo ser impulsionado por iniciativas formativas externas. Assim sucedeu, no país e na Região Autónoma dos Açores (RAA), na sequência da promulgação em 2009 do atual programa de Português do Ensino Básico. O processo formativo então iniciado teve como objetivo central apoiar os professores de Português na apropriação do novo enquadramento curricular e facilitar transformações nas suas práticas. Na RAA, o processo compreendeu, nas duas primeiras fases (2009-2011), formação presencial e a distância de cerca de oito dezenas de professores de Português do EB das diversas ilhas, dinamizada por uma equipa de formadores acreditada para o efeito, e a "replicação" dessa formação nas respetivas escolas; e, numa terceira fase (2011-2013), um trabalho colaborativo dinamizado, ao nível das escolas, por equipas de acompanhamento constituídas por formandos e formadores envolvidos nas fases anteriores da formação. Neste trabalho damos conta de alguns resultados do estudo em curso com vista à compreensão e discussão desse processo formativo nas suas variadas dimensões e implicações educativas. Os resultados apresentados referem-se especificamente à segunda fase da formação e respeitam às representações dos formandos acerca da adequação, utilidade e impacto dos processos formativos empreendidos, bem como acerca dos constrangimentos experimentados. Os dados apresentados resultaram da análise de conteúdo de relatórios produzidos pelos formandos.porFormação de ProfessoresApropriação CurricularEnsino do PortuguêsDesenvolvimento CurricularDesenvolvimento ProfissionalFormação para a implementação do programa de Português do Ensino Básico na Região Autónoma dos Açoresbook part2014-02-19