Costa Carvalho, MagdaSantos, Ana Isabel2019-02-192019-02-192018-08Costa Carvalho, Magda; Santos, Ana Isabel (2018). O ‘porque’ traz coisas especiais e dá perguntas. A filosofia para crianças no jardim de infância, “Cadernos de Educação de Infância”, 114 (maio/agosto), pp. 2-5.2182-8369http://hdl.handle.net/10400.3/5017Quando pedimos aos meninos de um Jardim de Infância que nos dessem razões para justificar o interesse da Filosofia para Crianças, eles insistiram na importância de usar a palavra “porque”. Após um ano letivo com sessões semanais em “comunidade de investigação filosófica” (a abordagem educativa à sala de aula utilizada na Filosofia para Crianças), os meninos disseram que aconteciam coisas especiais quando usávamos o “porque”. Para estas crianças de 4 e 5 anos, o “porque” era uma palavra especial porque era uma palavra generosa, uma palavra que... dava ideias às cabeças, dava perguntas e também dava respostas, permitia mudar essas respostas, levava-nos a pensar mais, a saber mais coisas, a pensar “mais uma nisquinha” (que, nos Açores, significa pensar mais um bocadinho...).porFilosofia para CriançasJardim de InfânciaO porque traz coisas especiais e dá perguntas : a filosofia para crianças no jardim de infânciajournal article