Medeiros, Pilar Sousa Lima Damião deFurtado, Pedro Miguel Baptista2025-09-112025-09-112024-10-24Furtado, Pedro Miguel Baptista. (2024). "Sociomuseologia em contexto desportivo: um caso prático de inclusão sociocultural e de desenvolvimento museológico conexo à matriz do desporto infanto-juvenil". 116 p. (Dissertação de Mestrado em Património, Museologia e Desenvolvimento). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2024. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/8708http://hdl.handle.net/10400.3/8708Dissertação de Mestrado, Património, Museologia e Desenvolvimento, 24 de outubro de 2024, Universidade dos Açores.Fará sentido procurar uma relação íntima entre o conceito teórico de Sociomuseologia, a aplicação prática da Museologia Social e o fluxo de públicos e de jovens atletas que exprimem o desporto infanto-juvenil? O trabalho desenvolvido, apresentado na forma de dissertação académica, procura isso mesmo: obter uma resposta pragmática para esta ligação tripartida procurando explorar uma série ampla de caminhos teóricos e de circunstâncias quotidianas com vista à apresentação de uma solução efetiva, prática e exequível, que possa servir de âncora à inclusão social, à educação cultural e ao desenvolvimento do desporto jovem de formação em torno de uma comunidade específica. A investigação centra o seu estudo num caso real, circunscrito ao território geográfico da ilha de São Miguel, nos Açores, com particular incidência para o contexto social, educativo, cultural e desportivo que representa e envolve o maior concelho deste arquipélago, o de Ponta Delgada. As pessoas e as suas circunstâncias do presente são o centro desta investigação, procurando-se através dos caminhos da educação, dos instrumentos da cultura e dos valores do desporto jovem potenciar a inclusão, o crescimento e o desenvolvimento social e humano de todos.ABSTRACT: Does it make sense to seek an intimate relationship between the theoretical concept of Sociomuseology, the practical application of Social Museology and the flow of audiences and young athletes expressing children's sport? The work carried out, presented in the form of an academic dissertation, seeks to do just that: obtain a pragmatic answer to this tripartite link by exploring a wide range of theoretical paths and everyday circumstances with a view to presenting an effective, practical and feasible solution that can serve as an anchor for social inclusion, cultural education and the development of youth sports training around a specific community. The research centres its study on a real case, limited to the geographical territory of the island of São Miguel, in the Azores, with particular focus on the social, educational, cultural and sporting context that represents and involves the largest municipality in this archipelago, Ponta Delgada. People and their present circumstances are at the centre of this research, seeking through the paths of education, the tools of culture and the values of youth sport to foster inclusion, growth and social and human development for all.porSociomuseologia e Museologia Socialpúblicosinclusão socialeducação culturaldesporto infanto-juvenilSociomuseologia em contexto desportivo: um caso prático de inclusão sociocultural e de desenvolvimento museológico conexo à matriz do desporto infanto-juvenilmaster thesis203845528