Cabral, Joana MouraBulhões, MartaPereira, Vanessa Micaela da Ponteda Motta, CarolinaCaldeira, Suzana NunesCarvalho, Célia2016-03-282016-03-282015Cabral, J., da Motta, C., Barreto Carvalho, C., & Caldeira, S. N. (2015). Ancoragem: um programa de psicoeducação para familiares de doentes com esquizofrenia. "Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación", Vol. Extr.(5), A5-001-A5-005. DOI: 10.17979/reipe.2015.0.05.992386-7418http://hdl.handle.net/10400.3/3692Trabalho apresentado em XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Área 5 Familia, Escuela y Comunidad. Universidad da Coruña, 2 de Setembro de 2015.A Psicoeducação é uma abordagem educativa não-formal, que tem vindo a ganhar relevo pelo impacto positivo que exerce no processo de recuperação de determinadas doenças. Esta abordagem tem como principal objetivo fornecer informação sobre uma doença e disponibilizar ferramentas para lidar com as particularidades do problema de saúde. A literatura sobre intervenções psicoeducativas refere-se essencialmente a sessões expositivas de conhecimentos técnicos da doença, parecendo existir poucas referências que especifiquem outros métodos e técnicas pedagógicas utilizadas neste tipo de intervenção. Assim, o objetivo do presente trabalho é apresentar um programa de psicoeducação, dando principal enfoque ao papel dos vários métodos e técnicas pedagógicas utilizadas no mesmo.porEducação para a SaúdeFamíliaProgramaAncoragem : um programa de psicoeducação para familiares de doentes com esquizofreniajournal article10.17979/reipe.2015.0.05.99