Picanço, AnaGabriel, RosalinaArroz, Ana Margarida MouraAmorim, Isabel R.Silva, Alexandra A.Sousa, DuarteMatos, Sónia2021-01-042021-01-042020-10-18Picanço, Ana; Gabriel, Rosalina; Arroz, Ana M.; Amorim, Isabel R.; Silva, Alexandra R.; Sousa, Duarte & Matos, Sónia (2020, 18 de outubro). Um guia digital para a Natureza: promover a floresta dos Açores com aprendizagem baseada no lugar. “Açoriano Oriental, Açores Magazine, UAciência”, pp. 6-7.http://hdl.handle.net/10400.3/5738A secção UAciência é coordenada pelo Professor Universitário Armindo Rodrigues.O projeto Guia de Campo (GC) no âmbito da transformação digital operada nos modos de aprendizagem característicos das sociedades contemporâneas. Hoje, as ferramentas móveis interativas e a aprendizagem baseada no lugar são recursos pedagógicos cada vez mais presentes na educação ambiental. O projeto GC pretende investigar o papel das tecnologias digitais interativas no desenvolvimento da literacia científica, ambiental e da conservação, entre jovens residentes nos Açores, ajudando a tornar mais significativas e apelativas as experiências educativas desenvolvidas em contextos naturais. A instrumentalidade da videofilia na estimulação da biofilia e testada neste projeto, com vista à promoção de conhecimentos, atitudes e práticas conservacionistas, uma vez que vários estudos evidenciam que os jovens só tendem a proteger o que conhecem e entendem, e que a promoção de experiências ativas na natureza (ou sobre esta) estimula a biofilia e a curiosidade das crianças. […].porAmbiente NaturalEcologiaEcossistema InsularFlorestaLiteracia CientíficaAçoresUm guia digital para a Natureza : promover a floresta dos Açores com aprendizagem baseada no lugarperiodical