Silva, Osvaldo2025-11-242025-11-242025-10-02SILVA, Osvaldo. (2025). Estatística abre portas: da Universidade ao mundo do trabalho. «Correio dos Açores: matemática», 2 outubro de 2025, p. 15.http://hdl.handle.net/10400.3/8738Na grande maioria dos cursos do Ensino Superior existem unidades curriculares de Estatística, embora às vezes estejam camufladas com outros designações como Métodos Quantitativos, Métodos de Investigação e com outros nomes similares. Quando os estudantes ouvem a palavra Estatística, é comum que muitos destes pensam logo em fórmulas complexas e difíceis de perceber, com muitos cálculos e múltiplos formatos de gráficos que necessitam de ser decifrados. Pensam logo que a Estatística é mais uma disciplina de Matemática, que vai ser difícil de ser ultrapassada, e é considerada mais um obstáculo a ser superado para avançarem com o curso em frente. Mas será mesmo que a Estatística é apenas um conjunto de números? Ou será que ela é uma das linguagens mais poderosas do nosso tempo, capaz de abrir portas, construir carreiras e até ajudar a transformar a sociedade?.[...]. As universidades, nesse sentido, têm o desafio de formar não apenas especialistas, mas profissionais capazes de dialogar com dados em qualquer contexto. Na Universidade, aprender Estatística é um investimento que se pode traduzir em mais oportunidades de emprego, em maior capacidade crítica e em maior autonomia intelectual. No mercado de trabalho, essa competência se torna um diferencial competitivo, valorizado em todos os setores. A Estatística ensina-nos a lidar com a incerteza, a questionar as informações e a tomar decisões com base em evidências – competências fundamentais para qualquer cidadão no século XXI. Agora que está mais avisado e para reflexão final: será que vai encarar a Estatística como um obstáculo ou como uma chave capaz de abrir portas para o futuro?porEstatísticaMundo do trabalhoUniversidadeCapacidade críticaEstatística abre portas: da Universidade ao mundo do trabalhojournal article