Tiago, Maria Teresa BorgesTiago, Flávio BorgesRego, Paulo Sérgio Raposo Cabral2020-03-132020-03-132020-01-13Rego, Paulo Sérgio Raposo Cabral. "Comportamento de compra do consumidor: do branding ao willingness to pay". 2020. 115 p.. (Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2019. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/5420>.http://hdl.handle.net/10400.3/5420Dissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, especialização em Marketing, 13 de janeiro de 2020, Universidade dos Açores.O surgimento de novas marcas tem acontecido de uma forma frequente e natural a nível global. Neste contexto, as empresas veem-se compelidas a procurar e encontrar fatores de diferenciação e competição. As empresas regionais têm seguido a tendência global, apostando na criação de novas marcas, novos produtos e acima de tudo novas propostas de valor para os consumidores locais, que vêm assim aumentar o seu poder de escolha. As organizações regionais, por consequência dos seus recursos, devem criar e agregar valor aos seus produtos, por forma a praticar um preço superior e consequentemente maiores margens de lucro. Contudo, em muitas situações, existe falta de informação e conhecimento sobre o comportamento dos indivíduos e dos fatores que o influenciam, que são determinantes para o desenvolvimento de estratégias. O questionário online, desenvolvido com base na revisão de literatura efetuada, foi o método utilizado para a recolha de informação, onde se abordou entre outras temáticas, o etnocentrismo do consumidor, a personalidade de marca, o brand equity e o WTP (willingness to pay). Com a análise de dados realizada foi possível verificar que, as mulheres tendencialmente são mais etnocêntricas e que maiores níveis de habilitações literárias são associados a comportamentos menos etnocêntricos. No que respeita ao WTP, a maioria dos indivíduos estaria disposto a pagar mais por ambos os produtos, o que pode ser elucidativo que as marcas agregam valor aos olhos dos consumidores. Dado que o presente estudo apresenta uma amostra muito própria, e aborda duas categorias de produtos, fica a sugestão de investigação futura de questionar uma população mais abrangente, de indivíduos mais heterogéneos, usando produtos e marcas diferentes.ABSTRACT: Globally, the emergence of new brands has occurred both rapidly and naturally, leading to a more competitive and innovative market. In this context, companies are compelled to find factors of differentiation and competition. Regional firms have followed the global trend, launching and creating new brands and new products—and above all, new value propositions for local consumers, who see their power of choice increased. Regional organizations, as a consequence of their resources, must create and add value to their products in order to assign a higher price and consequently gain greater profit margins. However, in many situations, there is a lack of information and knowledge about the behavior of individuals and the factors that influence it, which are determinants for the development of strategies. The online questionnaire, developed based on the literature review, was the method used to collect information. It encompassed, among other themes, the ethnocentrism of the consumer, the brand personality, the brand equity and the WTP (willingness to pay). With the data analysis performed, it was possible to verify that women tend to be more ethnocentric and that higher levels of literary qualifications are associated with less ethnocentric behaviors. With regard to WTP, most individuals would be willing to pay more for both products; this can be elucidated that brands add value to consumers’ eyes. Given that the present study presents a very specific sample, and discusses two categories of products, the suggestion for future investigation is to question a broader population of more heterogeneous individuals using different products and brands.porComportamento do ConsumidorMarca ComercialBrandConsumer-Buying BehaviorWillingness to PayComportamento de compra do consumidor : do branding ao willingness to paymaster thesis202403629