Caldeira, Suzana NunesSilva, OsvaldoMendes, MariaMartins, Maria J.Miranda, RaquelSilva, Nayara Nogueira2017-10-062017-10-062017Caldeira, S. N.; Silva, O.; Mendes, M.; Martins, M. J.; Miranda, R.; & Silva, N. (2017). A entrada no Ensino Superior: uma comparação entre instituições de Portugal e do Brasil. In L. S. Almeida & R. V. Castro (Orgs.), "Ser estudante no ensino superior: as respostas institucionais à diversidade de públicos", (pp. 64-81). ISBN: 978-989-8525-50-5. Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd) - Instituto de Educação, Universidade do Minho.978-989-8525-50-5http://hdl.handle.net/10400.3/4438Textos selecionados a partir de comunicações apresentadas no 2º Seminário “Ser Estudante no Ensino Superior: As respostas institucionais à diversidade de públicos”, realizado pelo ObservatoriUM - Observatório dos Percursos Académicos dos Estudantes da UMinho (Campus de Gualtar, 9 de setembro de 2016).A entrada no ensino superior (ES) constitui um marco importante no percurso de vida de muitos estudantes, pelo que representa em termos de escolhas realizadas e aspirações futuras. Mas, por vezes, tem ficado marcada por pungentes acontecimentos, alguns dos quais cerceadores da vida dos jovens. Esses acontecimentos tendem a ocorrer no âmbito das atividades de praxe, conceito aparentemente ligado à tradição de acolher os novatos nas instituições de ensino e na vida académica. Em Portugal, a intensidade negativa das situações de praxe tem levado a que a entidade que tutela o ES faça diversas recomendações às instituições e reiterados alertas aos estudantes. No Brasil as práticas praxistas vexatórias não são consentidas no interior das instituições de ensino. Procurar conhecer esta realidade de forma mais próxima e circunstanciada esteve na origem do Projeto PRAX_ES, cujas primeiras evidências públicas datam de 2014. Neste trabalho apresentam-se alguns elementos que permitem observar que estudantes da Universidade dos Açores e da Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba, duas universidades relativamente jovens no quadro das instituições de ensino superior de cada país, através da resposta à EASBPES (Matos, Jesus, Simões, & Nave, 2010), tendem a expressar mais acordo do que desacordo com as atividades de praxe por parte dos estudantes.porEntrada no Ensino SuperiorPraxesPortugalBrasilProjeto PRAX_ESA entrada no Ensino Superior : uma comparação entre instituições de Portugal e do Brasilconference object