Santos, Carlos PereiraTeixeira, Ricardo Emanuel Cunha2016-02-012016-02-012015-12-22Santos, Carlos P.; Teixeira, Ricardo C. (2015). "Frações (parte I)", «Jornal das Primeiras Matemáticas», 5, 41-74.http://hdl.handle.net/10400.3/3611A temática das frações é provavelmente o assunto mais delicado no que diz respeito ao ensino da matemática inicial. Por terem múltiplas aplicações, contextos e sentidos, as frações pedem um ensino altamente especializado e esmerado. Há que modelar de forma cuidadosa o conceito de fração, fasear e ordenar os nós conceptuais ao longo dos anos e dosear o caráter abstrato/concreto dos exemplos e atividades. Muito se testou, teorizou e escreveu sobre esta temática. Este trabalho consiste num resumo alargado sobre o ensino das frações, documentado em literatura especializada e ilustrado através de exemplos concretos retirados de manuais do Singapore Math, um dos mais cotados métodos de ensino do mundo.porFraçõesFrações EquivalentesOperações AritméticasNúmeros RacionaisSingapore MathFrações (parte I)journal article