Augusto, Isabel de Fátima Naia dos ReisCondessa, Isabel2017-03-232017-03-232013-07Augusto, I & Condessa, M.I. (2013). "A importância das vivências em práticas físicas e desportivas do professor de Educação Física na construção do seu saber profissional". In: Pereira, B.O., Carvalho, G.S., Cunha, C. & Nídio, A. (Coord.), Atas do IX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde. Desafios e Oportunidades num Mundo em Mudança (Vol. 1), pp. 217-230. Braga: CIEC, Universidade do Minho.978-972-8952-27-3http://hdl.handle.net/10400.3/4039IX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde, "Desafios e Oportunidades num Mundo em Mudança". Braga, Universidade do Minho 3 a 6 de Julho de 2013.O perfil do professor de educação física (EF) compreende uma diversidade de experiências e vivências em atividades físicas e desportivas, adquiridas antes da formação inicial e ao longo do desenvolvimento profissional, contribuindo para uma melhor prática de ensino. O presente estudo pretendeu conhecer a influência da preparação no âmbito da formação específica, realizada ao longo da vida na construção do desenvolvimento profissional de alguns professores de educação física da Região Autónoma dos Açores (RAA). Deste modo, no ano letivo de 2011/2012 selecionámos uma amostra de 64 professores de EF, que lecionavam nas escolas pertencentes ao concelho de Ponta Delgada a quem foi solicitado o preenchimento de um inquérito por questionário. Este instrumento, construído para o estudo, abarcou uma análise retrospetiva das experiências em atividades físicas e desportivas (AFD) e das suas conceções sobre a sua importância no seu desenvolvimento profissional como docentes. Os resultados permitiram concluir que a maioria dos professores de EF inquiridos, naturais da RAA e de outras regiões, independentemente da sua naturalidade ou escola de formação fruiu de uma vida repleta de experiências em práticas físicas e desportivas, quer como atletas quer como treinadores. Segundo as conceções destes professores de EF, o seu passado em práticas físicas e desportivas exerceu uma grande influência no seu desempenho profissional, nos domínios da formação pessoal e profissional e do conhecimento pedagógico-didáctico. O gosto pela prática desportiva e o modelo de antigos professores, foram ainda dois fatores que também influenciaram, a opção de seguir a carreira educativa como professores de EF. As estratégias mais comuns para desenvolver o seu saber profissional como professores de EF, consistem nas ações de formação e nas tarefas realizadas entre pares, enquanto como treinadores são indicadas, igualmente, as ações de formação.porEducação FísicaSaber ProfissionalAtividades FísicaDesenvolvimento ProfissionalAtividade DesportivaVivênciaA importância das vivências em práticas físicas e desportivas do professor de Educação Física na construção do seu saber profissionalconference object