Costa Carvalho, Magda2014-03-242014-03-242013Costa Carvalho, Magda, "Matthew Lipman: a infância como um deserto de oportunidades perdidas", em Ensinar Filosofia? O que dizem os filósofos, coord. Maria José Vaz Pinto e Maria Luísa Ribeiro Ferreira, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2013, pp. 298-307.978-989-8553-17-1http://hdl.handle.net/10400.3/2907Quando perguntavam a Matthew Lipman se o propósito da Filosofia para Crianças seria tornar os alunos mais sábios ou mais filosóficos, o autor rejeitava em absoluto a ideia. O objetivo do programa de ensino da Filosofia concebido por Lipman e projetado em conjunto com Ann Margaret Sharp era mais ambicioso: proporcionar às crianças o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e afetivas que as habilitem a lidar filosoficamente com qualquer problema que as interpele enquanto seres humanos. Este artigo divide-se em três partes: a tradução de um excerto de "Philosophy goes to School", uma breve apresentação biográfica do autor e uma exploração das ideias de Matthew Lipman sobre o ensino da Filosofia.porFilosofia para CriançasMatthew LipmanMatthew Lipman: a infância como um deserto de oportunidades perdidasbook part