Condessa, Isabel2017-04-032017-04-032017-01Condessa, I.C. (2017). "Olhares sobre o papel do jogo nas aprendizagens escolares. Relatos de Estagiários a Educadores de Infância e Professores do 1.º CEB". In J. Pinhal, F.A. Costa & A.R. Faria (Org.), As Pedagogias na Sociedade Contemporânea. Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal (pp. 266-276). Lisboa: AFIRSE Portugal. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.978-989-8272-26-3http://hdl.handle.net/10400.3/4059XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 28, 29 e 30 de Janeiro de 2016.A escolha da área do brincar e do jogo como temática a investigar nos relatórios de fim de curso de vários estudantes, estagiários em Educação Pré-Escolar (EPE) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) despertou o nosso interesse em saber o verdadeiro motivo que os levou a escolher esta área, assim como, das potencialidades e limitações encontradas no contexto de ensino nas suas escolas, considerando o jogo como uma ferramenta pedagógica ao serviço do ensino-aprendizagem na educação infantil. Contámos com a colaboração de 24 estagiários e recorremos a um estudo qualitativo, com base nos seus relatos e reflexões sobre as atividades desenvolvidas em prática pedagógica; e, das recolhas que foram realizadas sobre testemunhos de profissionais de educação. Da análise de conteúdo efetuada, para recolher as práticas e perspetivas de estagiários e profissionais sobre o papel do jogo nas aprendizagens escolares puderam-se retirar algumas ilações: 1. os estagiários recorreram frequentemente ao jogo e as expressões serviram muitas vezes para a sua funcionalidade pedagógica: ajudar as crianças a aprender com alegria e pleno envolvimento; as atividades de jogo não foram aceites do mesmo modo nas práticas da EPE e 1.º CEB, verificando-se algumas resistências por parte dos professores; 2. As perspetivas dos profissionais confirmam a grande plasticidade do jogo para garantir um ensino apelativo, promover aprendizagens, criar uma maior adesão e motivação das crianças; contudo, há ainda alguma resistência aos seu recurso nestas escolas que abrem as portas aos estagiários.porO Brincar e o JogoFerramenta Pedagógica-didáticaEstagiárioEducador de InfânciaProfessor (1.º Ciclo)Prática PedagógicaOlhares sobre o papel do jogo nas aprendizagens escolares : relatos de estagiários a educadores de infância e professores do 1.º CEBconference object