Soares, Sara PachecoTavares, Sara Catarina PontesAmen, JoanaCaldeira, Suzana Nunes2021-07-232021-07-232021-02Soares, S. P., Tavares, S., Amen, J. & Caldeira, S. N. (2021). Bem-te-quero: uma proposta de intervenção para uma parentalidade competente. “Revista Imagens da Educação”, 11(1), 23-35. DOI:10.4025/imagenseduc.v11i1.508642179-8427http://hdl.handle.net/10400.3/6015Este artigo apresenta o Programa Bem-Te-Quero, uma proposta de intervenção no âmbito da prevenção primária dirigida a pais de crianças dos zero aos dezoito meses. Resulta da experiência de profissionais da psicologia que intervêm com famílias em situação de precariedade social, conjugada com a de profissionais que trabalham com crianças em situação de risco e perigo e, ainda, profissionais do meio académico. Concetualmente o Bem-Te-Quero fundamenta-se em premissas consolidadas na literatura, sublinhando-se duas: o reconhecimento da importância da primeira infância enquanto etapa fundamental para o desenvolvimento e para que cada um se torne num adulto funcional, participativo e responsável; as intervenções centradas nas famílias e nas suas funções facilitarem a capacidade de mudança daquelas, no sentido de as tornar mais competentes, recetivas e ativas em prol dos seus membros e das dinâmicas entre eles.ABSTRACT: This paper presents the Bem-Te-Quero Program - Promotion of Parental Skills in Early Childhood, an intervention proposal to strength parenting skills of parents with children from zero to eighteen months. It results from the experience of psychology professionals who intervene with families in a situation of social precariousness, combined with professionals who work with children at risk and danger, as well as professionals from academia. In short, Bem-Te-Quero is based on established premises in the literature, underlining two: the recognition of the importance of early childhood as a fundamental stage for the integral development of the human being and for each one to become a functional and participative adult; interventions centered on families and their roles facilitate their ability to change, to make them more competent, receptive and active for their members.RESUMEN: Este artículo presenta el Programa Bem-Te-Quero, una propuesta de intervención en el campo de la prevención primaria dirigida a padres de niños de cero a dieciocho meses. Resulta de la articulación entre la experiencia de profesionales de psicología, que intervienen con familias en situaciones de precariedad social, con la de profesionales que trabajan con niños en riesgo y en peligro, y también profesionales del entorno académico. La base conceptual del Bem-Te-Quero se basa en dos premisas consolidadas en la literatura: el reconocimiento de la importancia de la primera infancia como una etapa fundamental para el desarrollo y para que cada uno se convierta en un adulto funcional, participativo y responsable; las intervenciones centradas en las familias y sus funciones facilitan su capacidad de cambio, con el fin de hacerlas más competentes, receptivas y activas a favor de sus miembros y la dinámica entre ellos.porParentalidadeCompetências ParentaisIntervenção PsicossocialParentingParental SkillsEducation for Family LifePsychosocial InterventionBem-Te-Quero : uma proposta de intervenção para uma parentalidade competenteBem-Te-Quero : A program proposal for the promotion of parental skillsBem-Te-Quero : una propuesta de intervención para la parentalidad competentejournal article10.4025/imagenseduc.v11i1.50864