Santos, Carlos PereiraTeixeira, Ricardo Emanuel Cunha2018-01-102018-01-102017-12-31Santos, Carlos P.; Teixeira, Ricardo C. (2017). "Frações (parte II)", «Jornal das Primeiras Matemáticas», 9, 35-56.http://hdl.handle.net/10400.3/4549A temática dos números racionais não negativos é provavelmente o assunto mais delicado no que diz respeito ao ensino da matemática elementar, no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Por terem múltiplas aplicações, contextos e sentidos, as frações pedem um ensino altamente especializado e esmerado. Há que promover de forma cuidada a construção de modelos mentais adequados ao conceito de fração, fasear e ordenar os nós conceptuais ao longo dos anos e dosear o caráter abstrato/concreto dos exemplos e atividades. Muito se testou, teorizou e escreveu sobre esta temática. Este trabalho consiste num resumo alargado sobre o ensino das frações, documentado em literatura especializada e ilustrado através de exemplos concretos retirados de manuais do Singapore Math, um dos mais cotados métodos de ensino do mundo.porNúmeros RacionaisFraçõesNumerais MistosFrações EquivalentesDízimasSingapore MathFrações (Parte II)journal article