Lima, Jorge Manuel Ávila dePalos, Ana Cristina PiresArruda, Francisco Tavares2023-01-122023-01-122022-07-18Arruda, Francisco Tavares (2022). "Jovens e escolhas escolares: origem social, vivências no sistema educativo e projetos de futuro", 125 p.. Mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais. Ponta Delgada: Universidade dos Açores. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/6553>http://hdl.handle.net/10400.3/6553Dissertação de Mestrado, Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais, 18 de julho de 2022, Universidade dos Açores.A presente dissertação pretende analisar os fatores que influenciam as decisões escolares dos jovens em termos de interrupção ou prolongamento dos estudos a nível do ensino superior bem como as diferenças entre as trajetórias sociais e escolares de indivíduos com distinta escolaridade. Como linhas de orientação e de objetividade, esta dissertação orienta-se para o condicionalismo imposto pela origem social do jovem no seu percurso escolar. Neste sentido, constrói-se uma perspetiva teórica acerca dos fatores que influenciam a escolarização e os projetos de futuro. No que respeita à estratégia metodológica aplicada, esta dissertação irá ter uma abordagem qualitativa pois irá ser utilizada, como técnica de pesquisa, as histórias de vida que, por sua vez, permitem refletir acerca das referências exteriores ao jovem, que configuram os comportamentos e as vivências do mesmo. É possível concluir que a origem social dos jovens condiciona as suas escolhas escolares e os seus projetos de futuro.ABSTRACT: The present dissertation intends to analyze the factors that influence young people's school decisions in terms of interruption or extension of studies at the higher education level as well as the differences between the social and school trajectories of individuals with different schooling. As guidelines and objectivity, this dissertation is oriented towards the constraints imposed by the social origin of the young person in their school career. In this sense, a theoretical perspective is built on the factors that influence schooling and future projects. With regard to the methodological strategy applied, this dissertation will have a qualitative approach because it will be used, as a research technique, the life stories that, in turn, allow us to reflect on the external references to the young person, which configure the behaviors and the experiences of the same. It is possible to conclude that the social origin of young people conditions their school choices and their future projects.porEducaçãoEscolarizaçãoFamíliaEnsino SuperiorMercado de TrabalhoSchool CareerSchool ChoicesSocial OriginsJovens e escolhas escolares : origem social, vivências no sistema educativo e projetos de futuromaster thesis203130987