Castro, SaraValente, MárcioCoordenação e edição de Ana Teresa Alves (FCSH-UAc)2025-07-282025-07-282025-06-15Castro, S., & Valente, M. (2025, 15 de junho). Mais do que um simples batom: a economia e a psicologia. “Açoriano Oriental, Açores Magazine, CÊ de ciência”, p. 6. Coordenação e edição de Ana Teresa Alves (FCSH-UAc)http://hdl.handle.net/10400.3/8682Durante momentos difíceis da história, como guerras ou crises económicas, houve um padrão curioso que chamou a atenção dos economistas: as pessoas compravam mais batons. Sim, batons! Parece estranho? Pois é aqui que entra o chamado efeito batom, que exemplifica de forma clara como a psicologia do consumidor se entrelaça com os princípios da economia.porPsicologiaEconomiaEfeito BatomMecanismo Psicológico de CompensaçãoSensação Bem-EstarLeonard LauderMais do que um simples batom: a economia e a psicologiajournal article