Caldeira, Suzana NunesSerpa, Margarida Damião2014-06-022014-06-022012-02Caldeira, S. N. & Serpa, M.D. (2012). "Perspetivas de alunos sobre o desenvolvimento do currículo". Comunicação apresentada no XIX Colóquio da AFIRSE/AIPELF, realizado a 2, 3 e 4 de Fevereiro, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.http://hdl.handle.net/10400.3/3062Comunicação apresentada no XIX Colóquio da AFIRSE/AIPELF, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2 a 4 de Fevereiro de 2012.Os resultados obtidos apontam para a ideia de que, por um lado, o comportamento disciplinar está ligeiramente mais associado ao insucesso escolar do que aos sentimentos de não integração na escola, embora a ligação aparente ser fraca em ambos os casos. Por outro lado, os alunos não explicam o sucesso pela utilização diversificada de métodos de ensino, constituindo a alusão ao trabalho individual a característica mais marcante da escola com maior sucesso, e as situações de maior sentimento de integração são associadas a processos de ensino/aprendizagem de natureza não tradicional.porComportamento DisciplinarProcessos de AprendizagemSucesso EscolarIntegração EscolarCurrículoPerspetivas de alunos sobre o desenvolvimento do currículoconference object