Mendes, MariaMiranda, RaquelSilva, Nayara NogueiraSilva, OsvaldoVial, Franklin Denis LopesDamasceno, Fellipe RibeiroBranquinho, Maria Inês da Costa2017-10-042017-10-042016Mendes, M.; Miranda, R.; Silva, N.; Silva, O.; Vial, F.; Damasceno, F.; & Branquinho, M. (2016). "Trotes académicos (praxes): Implicações para o envolvimento do aluno na universidade". In Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico, (pp. 1055-1066). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8753-35-9.978-989-8753-35-9http://hdl.handle.net/10400.3/4433II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico". Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 11, 12 e 13 de julho de 2016.Os recém-chegados no ensino superior estão sujeitos à prática de trotes académicos que podem propiciar insatisfação em função do desenvolvimento de atividades que possuem teor humilhante, coercivo, opressivo e dominante (Custódio, 2009) ou satisfação diante de práticas integradoras. Nesta perspetiva, o trote pode mobilizar sentimentos positivos ou negativos no calouro mediando o modo como as relações calouro-veterano são estruturadas acarretando assim implicações na adaptação e envolvimento na vida académica.porAdaptação AcadémicaPraxe AcadémicaTrote AcadémicoTrotes académicos (praxes) : implicações para o envolvimento do aluno na universidadeconference object