Castanho, Maria da Graça BorgesBotelho, Cândida Lucécia Pimentel2018-08-032018-08-032018-05-14Botelho, Cândida Lucécia Pimentel. "O ensino da poesia na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2018. 122 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2017. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/4784>.http://hdl.handle.net/10400.3/4784Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 14 de maio de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).Este relatório é o resultado realizado em sede dos Estágios Pedagógicos I e II, integrados no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento, para além da apresentação das Práticas dos Estágios Pedagógicos I e II, propomos uma reflexão fundamentada, na literatura da especialidade, acerca da Formação Docente e um tópico por nós estudado sobre o Ensino da Poesia na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. A Literatura Infantil, em que se destacam as obras poéticas, é de extrema importância para o desenvolvimento da criança, pois é através de momentos lúdicos de exploração da língua, da criação de rimas, de exercícios de consciência fonológica, de divisão silábica e de jogos de palavras que ela identifica e manipula elementos sonoros cruciais para o desenvolvimento da língua materna. Desta forma, a exploração de textos poéticos, feita através de atividades de leitura, de escrita, de escuta, de dramatizações e de declamações, em contextos de sala de aula, constitui-se como sendo um excelente fator de promoção da criatividade, do sentido estético, do desenvolvimento e aumento do vocabulário, para além de despertar a sensibilidade da criança para o mundo que a rodeia. Reconhecendo estes benefícios, foi nossa intenção compreender, através deste estudo, que práticas são promovidas para exploração do Ensino da Poesia na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Assim sendo, os docentes deverão estar conscientes da importância do ensino das particularidades da Poesia, uma vez que são os principais promotores de práticas para o gosto da mesma. Contudo, de acordo com as análises efetuadas, tanto através da leitura dos Gráficos, como das atividades desenvolvidas ao longo dos Estágios Pedagógicos I e II, reforçamos a relevância de explorar, com as crianças/alunos, atividades que desenvolvam o gosto de ouvir, ler, escrever e criar textos poéticos, uma vez que é uma prática inexplorada, ainda, por alguns Profissionais de Ensino.ABSTRACT: This report aims to be a reflection about the work developed by its author, during the subjects of a Supervised Educational Practice I and II for a Master’s Degree on Preschool and Elementary school teaching. In this document, besides presenting the Supervised Educational Practice, we propose a reflection on Teacher Training and a topic studied by us about the Teaching of Poetry in Preschool and Elementary school teaching, supported by specialized literature. Children’s Literature, in which poetic works play a significant role, is of extreme importance to a child’s development, since it will identify and manipulate sound elements which are crucial to the evolution of the native language through ludic moments, such as creating rhymes, exercising its phonological awareness, syllable division and word games. Thus, the exploration of poetic texts in the classroom through reading, writing and listening activities, as well as dramatization and declamation, is an excellent way of promoting creativity, a sense of aesthetic, of developing and increasing vocabulary, besides making the child aware of the world that surrounds it. Acknowledging these benefits, throughout this study it was our intention to understand in what way Poetry is taught and explored in Preschool and Elementary schools. Along these lines, teachers should be aware of how important teaching the peculiarities of Poetry is, as they are mainly responsible for making a child like or dislike it. However, according to our analysis through the reading of graphs as well as the activities that were developed during the course of Supervised Educational Practice I and II, we want to stress the enormous importance of exploring activities that can help develop the children’s taste for listening, reading, writing and creating poetic texts, since it’s still largely neglected and unexplored by most teaching professionals.porEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Literatura InfantilPoesiaPrática PedagógicaChildren’s LiteratureSupervised Educational PracticeO ensino da poesia na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicomaster thesis201959534