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dc.contributor.authorSousa, Francisco-
dc.contributor.authorPalos, Ana Cristina-
dc.date.accessioned2019-01-10T11:22:30Z-
dc.date.available2019-01-10T11:22:30Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSousa, F. e Palos, A. C. (2018). Lecionação sem aulas? Questões de liberdade e segurança no modelo MAPE. "Brazilian Journal of Education, Technology and Society", 11(4), 581-593.pt_PT
dc.identifier.issn2316-9907-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4944-
dc.description.abstractEtimologicamente, o conceito de aula – άυλή – associa-se à ideia de equilíbrio entre liberdade e segurança, proporcionado por um contexto de pastorícia. Nas aulas atuais – marcadas por uma enorme circunscrição e segmentação do espaço e do tempo –, a liberdade e a segurança estão sujeitas a maiores tensões. Porém, o desenvolvimento do ensino online, especialmente na variante assíncrona, ao diluir a ação pedagógica no tempo e no espaço e ao apelar naturalmente a um elevado protagonismo dos estudantes no processo educativo, estimula a reflexão sobre a possibilidade de recuperação do sentido original da aula, ou até de rutura com o conceito de aula. Assim, após algumas reflexões sobre este mesmo conceito, na sua relação com os conceitos de liberdade e segurança, relatamos um estudo empírico, com o qual procurámos compreender as perceções de professoras em formação sobre as implicações do ensino a distância em modo assíncrono. Tendo em conta a sua experiência de terem sido expostas ao modelo MAPE, essas professoras comentaram, em entrevista, aspetos importantes da formação a distância em geral e desse modelo em particular, relacionando-os com questões de liberdade e segurança. Os resultados do estudo revelam o reconhecimento de que o modelo MAPE propicia, em termos gerais, bastante liberdade e segurança, embora ainda não evite sentimentos de alguma insegurança relativamente a alguns aspetos específicos.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: In Portuguese language, the word aula (lecture) is etymologically rooted in the Greek word άυλή, which, in Ancient Greece, meant “courtyard” and suggested a balance between freedom and safety for nomadic shepherds and animals. Nowadays lectures are subject to huge restrictions in terms of time and space, which has strong implications for freedom and safety. However, the development of online instruction, especially in its asynchronous version, stimulates reflection on a possible recovery of the original meaning of άυλή, or even on the possibility of providing instruction without lectures, for asynchronous online instruction dilutes the work of instructors and students in time and space and naturally calls for students’ active participation in the educational process. Accordingly, after some reflections on the concept of άυλή, and on its relation with the concepts of freedom and safety, we report an empirical study, which was aimed at understanding how some teachers, who were attending teacher education courses, viewed asynchronous online learning. Considering that the participants had been exposed to MAPE model, they commented, in the context of interviews, some aspects of online learning in general and specific aspects of that same model, especially aspects that could be related to issues of freedom and safety. The findings of the study suggest that the participants acknowledge that MAPE model, overall, allows for much freedom and safety, despite the fact that some of them stated that they did not feel so safe with regard to some specific aspects.en
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAulapt_PT
dc.subjectEnsino Online Assíncronopt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectSegurançapt_PT
dc.subjectLectureen
dc.subjectOnline Asynchronous Instructionen
dc.subjectAutonomyen
dc.subjectSafetyen
dc.titleLecionação sem aulas? Questões de liberdade e segurança no modelo MAPEpt_PT
dc.title.alternativeInstruction without lectures? Issues of freedom and safety in the context of mape modelen
dc.typearticlept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
degois.publication.firstPage581pt_PT
degois.publication.issue(4)pt_PT
degois.publication.lastPage593pt_PT
degois.publication.titleBrazilian Journal of Education, Technology and Societyen
dc.relation.publisherversionhttp://brajets.com/index.php/brajets/article/view/515pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.volume11pt_PT
Aparece nas colecções:DEDU - Artigos em Revistas Internacionais / Articles in International Journals

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