Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/4943
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAbreu, João Cristiano Figueira-
dc.contributor.authorDinis, Raquel José de Jesus Vigário-
dc.contributor.authorTeixeira, Ricardo Cunha-
dc.date.accessioned2019-01-10T10:56:04Z-
dc.date.available2019-01-10T10:56:04Z-
dc.date.issued2018-12-23-
dc.identifier.citationAbreu, João; Dinis, Raquel; Teixeira, Ricardo C. (2018). "Experiências na construção e gestão de materiais pedagógicos inspirados no Método de Singapura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico", «Jornal das Primeiras Matemáticas», 11, 65-106.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4943-
dc.description.abstractA adequada utilização de recursos didáticos ou materiais pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem tem associado um vasto conjunto de vantagens fundamentais para a formação integral das crianças/alunos, contribuindo para a qualidade educativa. Os pressupostos científico-pedagógicos subjacentes ao modelo curricular do ensino da Matemática em Singapura, que serviu de inspiração ao trabalho apresentado neste artigo, evidenciam a importância de, desde os primeiros anos, o ensino da matemática requerer grande intencionalidade, contextualização e integração de práticas. Neste cenário, impõem-se a necessidade de haver um extremo cuidado científico e didático na elaboração e implementação de quaisquer materiais pedagógicos que se pretendam adequados. Neste artigo, apresentamos e analisamos o potencial científico-pedagógico evidenciado por um conjunto de materiais que estruturaram experiências de aprendizagem desenvolvidas no decorrer de Estágios Pedagógicos no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade dos Açores. Assim, a partir da abordagem aos pressupostos científico-pedagógicos enunciados em literatura da especialidade e com base na nossa experiência, refletimos sobre boas práticas nos processos de conceção e gestão de materiais didáticos visando, intencionalmente, a promoção de aprendizagens integradas e significativas no ensino da Matemática nos primeiros anos.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAssociação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementarpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_PT
dc.subjectMétodo de Singapurapt_PT
dc.subjectMateriais Pedagógicospt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Básico (1º Ciclo)pt_PT
dc.titleExperiências na construção e gestão de materiais pedagógicos inspirados no Método de Singapura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
degois.publication.firstPage65pt_PT
degois.publication.lastPage106pt_PT
degois.publication.titleJornal das Primeiras Matemáticaspt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://jpm.ludus-opuscula.org/Home/ArticleDetails/1208pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.volume11pt_PT
Aparece nas colecções:DME - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Abreu_Materiais_65_106(11_2018)_low.pdf1,78 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.