Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.3/4943
Title: Experiências na construção e gestão de materiais pedagógicos inspirados no Método de Singapura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Author: Abreu, João Cristiano Figueira
Dinis, Raquel José de Jesus Vigário
Teixeira, Ricardo Cunha
Keywords: Ensino da Matemática
Método de Singapura
Materiais Pedagógicos
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Issue Date: 23-Dec-2018
Publisher: Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar
Citation: Abreu, João; Dinis, Raquel; Teixeira, Ricardo C. (2018). "Experiências na construção e gestão de materiais pedagógicos inspirados no Método de Singapura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico", «Jornal das Primeiras Matemáticas», 11, 65-106.
Abstract: A adequada utilização de recursos didáticos ou materiais pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem tem associado um vasto conjunto de vantagens fundamentais para a formação integral das crianças/alunos, contribuindo para a qualidade educativa. Os pressupostos científico-pedagógicos subjacentes ao modelo curricular do ensino da Matemática em Singapura, que serviu de inspiração ao trabalho apresentado neste artigo, evidenciam a importância de, desde os primeiros anos, o ensino da matemática requerer grande intencionalidade, contextualização e integração de práticas. Neste cenário, impõem-se a necessidade de haver um extremo cuidado científico e didático na elaboração e implementação de quaisquer materiais pedagógicos que se pretendam adequados. Neste artigo, apresentamos e analisamos o potencial científico-pedagógico evidenciado por um conjunto de materiais que estruturaram experiências de aprendizagem desenvolvidas no decorrer de Estágios Pedagógicos no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade dos Açores. Assim, a partir da abordagem aos pressupostos científico-pedagógicos enunciados em literatura da especialidade e com base na nossa experiência, refletimos sobre boas práticas nos processos de conceção e gestão de materiais didáticos visando, intencionalmente, a promoção de aprendizagens integradas e significativas no ensino da Matemática nos primeiros anos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/4943
Publisher Version: http://jpm.ludus-opuscula.org/Home/ArticleDetails/1208
Appears in Collections:DME - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Abreu_Materiais_65_106(11_2018)_low.pdf1,78 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.