Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/4845
Título: Desenvolvimento de um modelo de e-commerce para a "Loja dos Açores" : enquadramento estratégico e design organizacional
Autor: Ascenso, Luís Manuel Pereira
Orientador: Allen, Jonathan P.
Guerra, Hélia Marília Goulart Ferreira de Oliveira
Palavras-chave: Loja dos Açores
Comércio Electrónico
E-commerce
Web 2.0
Web Semântica
Data de Defesa: 9-Out-2012
Citação: Ascenso, Luís M. P.. "Desenvolvimento de um modelo de e-commerce para a "Loja dos Açores" : enquadramento estratégico e design organizacional". 2012. 107 p.. (Dissertação de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2012. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/4845>.
Resumo: Pretende-se, com o presente estudo, abordar o desenvolvimento de um modelo de ebusiness que adapte o atual conceito da “Loja dos Açores” ao formato de comércio online. Numa base tecnológica em que se procura tirar partido das potencialidades oferecidas pela web, procuraremos ao longo deste trabalho fazer a adequação da oferta de produtos açorianos a uma nova dimensão em que seja possível transformar os papéis tradicionais do cliente numa relação de interatividade, alinhamento de valores e criação de conhecimento. Serão igualmente privilegiados os impactos socioeconómicos que se vislumbram com o desenvolvimento de um projeto de investimento numa plataforma de comércio eletrónico a partir de uma conceção de rede colaborativa, agregando sinergias existentes entre a Universidade, as empresas e o Governo, dando expressão aos objetivos de inovação e desenvolvimento assumidos por cada uma destas unidades. Finalmente, abriremos as necessárias linhas de investigação para trabalhos futuros no âmbito da engenharia de software, partindo, para o efeito, de um modelo organizacional por nós concebido, orientado para um modelo de e-commerce, a partir do modelo integrado de inovação de Soumodip Sarkar, reunindo as necessárias premissas para um contributo tecnológico mais avançado, sobretudo ao nível da web 2.0 e da web semântica. A demonstração de uma estrutura conceptual que apresentaremos no decorrer deste estudo visará fazer a articulação entre o design organizacional que está subjacente aos conceitos que a fundamentam e o enquadramento estratégico propiciado pelas oportunidades criadas na nova dimensão online para o conceito da “Loja dos Açores”.
ABSTRACT: The purpose of this study is to address the development of an e-business model that adapts the current concept of the "Store of the Azores" to an online commerce format. On a technological basis in which what is being looked for is to take advantage of the potential offered by the web, we will seek throughout this work to adapt Azorean products offer in a new dimension capable of transforming the traditional client’s role into a relation of interactivity, values alignment and knowledge creation. Preference shall also be given to the socio-economic impacts which result from the development of an investment project in an e-commerce platform based on a collaborative network design, adding existing synergies between the University, companies and the Government, giving thus expression to the innovation and development objectives undertaken by each of these units. Finally, we will open the necessary lines of research for future work in the field of software engineering starting with an organizational model designed by us and oriented to an e-commerce model based on the integrated innovation model of Soumodip Sarkar, bringing together the necessary premises for a more advanced technological contribution, especially at the level of the web 2.0 and the semantic web. The demonstration of a conceptual framework that we will present in the course of this study will aim to link the organizational design underlying its concepts with the strategic framework provided by the opportunities brought by the new online dimension of the "Store of the Azores".
Descrição: Dissertação de Mestrado, Gestão de Empresas/MBA, 9 de Outubro de 2012, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/4845
Designação: Mestrado em Gestão de Empresas/MBA
Aparece nas colecções:DGST - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoLuisManuelPereiraAscenso2012.pdf2,29 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.