Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/4791
Título: Análise da presença online das empresas de animação turística nos Açores : trabalho de projeto
Autor: Pereira, Nuno Filipe Santo
Orientador: Couto, João Pedro Almeida
Tiago, Flávio Borges
Palavras-chave: Animação Turística
Comércio Electrónico
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
Turismo
Turismo de Natureza
Açores
Data de Defesa: 23-Mar-2018
Citação: Pereira, Nuno Filipe Santo. "Análise da presença online das empresas de animação turística nos Açores". 2018. 143 p.. (Dissertação de Mestrado em Gestão de Empresas (MBA)). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2017. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/4791>.
Resumo: O turismo é um sector que assume cada vez mais importância no plano económico-financeiro dos países. Nos Açores, apresentou o maior crescimento de todo o país. Esse crescimento provém da liberalização do espaço aéreo, conjugado com uma forte aposta no setor, pelo Governo Regional dos Açores, que tem vindo a trabalhar na qualificação da oferta e promoção do destino. Apesar do aumento e melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pelos agentes de animação turística no arquipélago, verificou-se a existência de lacunas na sua organização/ divulgação. Este trabalho surge com o objetivo de elaborar um estudo e análise ao posicionamento estratégico da presença online dos agentes de animação turística nos Açores, conjugado com o estudo de um caso de sucesso de um agente agregador de serviços online, analisando que vantagens traz para o mercado, quer para os consumidores, como para os fornecedores. Com o avanço das TIC, a forma de funcionamento da indústria de turismo sofreu alterações, desde a forma como o consumidor acede aos serviços (aquisições online em detrimento das presenciais), até à disponibilização e promoção destes serviços pelos fornecedores. Na atualidade, o planeamento estratégico é um elemento fundamental na realidade do mundo empresarial, tendo em conta o elevado nível de competição. Só assim, é possível à empresa preparar um futuro sustentável através de táticas e decisões estratégicas. Tendo em consideração a exigência dos mercados, só a partir da implementação e desenvolvimento de sistemas de informação, as empresas poderão ter acesso a indicadores que possam servir de base às táticas e decisões estratégicas. “Ser digital permite a recolha e análise de – e a resposta autónoma a – reações do ecossistema (…)” (Coimbra, 2016, pp. 22-23). Não existe de momento uma plataforma agregadora de todos os serviços de animação turística nos Açores. A implementação deste modelo de negócio permite promover a competitividade entre agentes turísticos, como também facilitar as tarefas de pesquisa, reserva e aquisição de serviços turísticos por parte dos consumidores.
ABSTRACT: The tourism sector has been growing fast, assuming an important role in the economics and finances of several countries. The Azores presented the highest growth of the whole country in 2016. This tremendous increase has to do with the liberalization of the Azorean airspace and a considerable investment on a marketing plan from the Government of the Azores. Despite the increase and the improvement on the quality of the services provided by the tourism agents in the archipelago, some gaps have been found in their organization and disclosure methods. This work aims to elaborate a study and analysis of the strategic position of the online presence of the tourism agents in the Azores. On this study, we'll compare a case of success of an online agent that aggregates several services and analyse what advantages it brings to the market for both consumers and suppliers. With the advancement of the technologies of information, the way that the tourism industry used to operate has changed, from the way consumers access services (online purchases over face-to-face sales), to the availability and promotion of those services by suppliers. Currently, the strategic plan is a fundamental tool in the business world in due to the high level of competitiveness. By using this tool it becomes possible for any company to prepare their sustainable future by applying tactics and taking strategic decisions. Taking into consideration the demands of the markets, only after the implementation and development of the information systems (IS), the companies will have access to indicators that will serve as base for their tactics and strategic decisions in the future. “Ser digital permite a recolha e análise de – e a resposta autónoma a – reações do ecossistema (…)” (Coimbra, 2016, pp. 22-23). At the moment, there isn't any platform that combines all the services provided by the tourism agents in the Azores. The implementation of this model of business promotes the competitiveness between these agents and also facilitates the tasks of searching, booking and the acquisition of services by the consumers.
Descrição: Dissertação de Mestrado, Gestão de Empresas (MBA), 23 de março de 2018, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/4791
Designação: Mestrado em Gestão de Empresas (MBA)
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