Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/4708
Título: EAACE : um instrumento para a psicologia escolar
Autor: Tavares, Marta Januário
Caldeira, Suzana Nunes
Silva, Osvaldo
Palavras-chave: Assertividade
Instrumento de Avaliação
Psicólogo Escolar
Sucesso Escolar
Data: Set-2016
Editora: Ordem dos Psicólogos Portugueses
Citação: Tavares, M., Caldeira, S., & Silva, O. (2016). EAACE: um instrumento para a psicologia escolar. In Actas do 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Lisboa, 28 Setembro 2016 a 1 de Outubro 2016 (pp. 37-48). Lisboa: Ordem dos Psicólogos Portugueses. ISBN: 978-989-99037-7-7
Resumo: A assertividade revela ser protetora do sucesso académico e benéfica para o estabelecimento de relações saudáveis na convivência escolar. No entanto, parecem ser escassos ou inexistentes instrumentos de avaliação da assertividade visando especificamente o contexto escolar. Considerando que a assertividade corresponde a respostas ativadas por situações sociais e contextuais e sendo a escola um dos contextos de vida mais duradouros dos jovens, com especificidades na relação com as pessoas e com as tarefas, entendeu-se que poderia ser útil dispor de um instrumento de avaliação da assertividade adequado ao contexto escolar. Este trabalho apresenta, então, a Escala de Atitudes Assertivas em Contexto Escolar (EAACE), e estudos sobre as suas propriedades psicométricas. Os estudos foram realizados com base numa amostra de 455 alunos, de ambos os sexos, do 3º ciclo e ensino secundário, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos. No estudo da dimensionalidade, através da análise em componentes principais categórica, foram identificadas três dimensões: Assertividade Básica, Assertividade com Desconhecidos e Assertividade em Situações de Confronto. A fidelidade, avaliada através do coeficiente alfa de Cronbach, obteve bons indicadores de consistência interna. A validade, apreciada através do coeficiente de correlação ordinal de Spearman e dos testes Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, é a qualidade que requer, ainda mais apuramento. Não obstante a necessidade de desenvolver mais estudos sobre a EAACE, espera-se que este instrumento possa ser utilizado pelos psicólogos escolares, enquanto instrumento de despiste de défices de assertividade, auxiliando no combate ao insucesso e minimização de vulnerabilidades em crianças e jovens.
Descrição: 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, 28 de setembro a 1 de outubro de 2016 (Acta).
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/4708
ISBN: 978-989-99037-7-7
Aparece nas colecções:CICS/A - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EAACE Um Instrumento para a Psicologia Escolar.pdf1,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.