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Título: Educação, salários e risco : uma análise empírica
Autor: Constância, Ana Carolina de Medeiros Andrade
Orientador: Vieira, José Cabral
Palavras-chave: Educação
Rendibilidade
Risco
Salário
Education
Earnings
Risk
Data de Defesa: 24-Abr-2018
Citação: Constância, Ana Carolina de Medeiros Andrade. "Educação, salários e risco: uma análise empírica". 2018. 57 p.. (Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2018. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/4701>.
Resumo: O investimento em educação, como qualquer outro investimento, envolve rendibilidade e risco. No entanto, a maior parte dos estudos foca-se apenas na rendibilidade da educação, ignorando o risco associado a este tipo de investimento. No entanto, o presente estudo analisa o risco associado à educação numa dupla perspetiva. Em primeiro lugar, analisa até que ponto a rendibilidade da educação pode ser adequadamente descrita através de uma taxa única para todos os indivíduos. Os resultados indicam, a este nível, que muitos indivíduos obtêm uma taxa abaixo da média e outros acima da média. Note-se que esta dispersão na rendibilidade pode indicar, por si só, que o investimento tem um risco associado. Em segundo lugar, incluiu-se uma medida de risco na equação de Mincer, para verificar até que ponto existe uma compensação salarial pelo risco associado ao investimento em educação. Os resultados corroboram esta hipótese, ou seja, os trabalhadores não apreciam níveis ou tipos de educação cuja distribuição salarial seja mais dispersa, requerendo, por isso, compensação. Os resultados suportam ainda a hipótese de que os indivíduos apreciam níveis educativos ou tipos de educação cuja distribuição salarial seja positivamente enviesada.
ABSTRACT: Investment in education, like any other investment, encompasses return and risk. However, most studies focus on the returns to education, ignoring the risk associated with this type of investment. This study examines the risk associated with education in a double perspective. First, it examines the extent to which the returns to education can be adequately described through a single rate for all individuals. The results indicate that many individuals get below-average or above-average rates of return. This dispersion in profitability by itself may indicate that the investment has an associated risk. Secondly, a measure of risk was included in the Mincer-type earnings equation to verify the extent to which wage compensation exists for the risk associated with investing in education. The results corroborate this hypothesis, that is, workers do not appreciate levels or types of education whose wage distribution is more dispersed, so they require compensation. The results also support the hypothesis that individuals appreciate educational levels or types of education whose salary distribution is positively skewed.
Descrição: Dissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, 24 de abril de 2018, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/4701
Designação: Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais
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