Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/4664
Título: III Congresso Médico-Científico dos Açores
Outros títulos: uMED 2018 : Livro de Resumos
Autor: Henriques, Daniela Filipa, Ed.
Fagundes, Leandra, Ed.
Ramalho, Maria Inês, Ed.
Simões, Maria Muchata, Ed.
Palavras-chave: Cancro
Cardiologia
Cirurgia Robótica
Imunoterapia
Medicina
Neurociência
Ortopedia
Vacinação
Data: Abr-2018
Editora: Universidade dos Açores
Citação: CONGRESSO MÉDICO-CIENTÍFICO DOS AÇORES, 3, Ponta Delgada, 2018. "O Poder da Inovação na Medicina de Hoje" : Livro de Resumos. Ponta Delgada : Universidade dos Açores, 2018.
Resumo: O III Congresso Médico-Científico dos Açores | uMED 2018, que decorreu na Universidade dos Açores, campus de Ponta Delgada, nos dias 13 e 14 de abril, é uma iniciativa formada com o objetivo de dar continuidade às II Jornadas da Saúde. O Congresso, subordinado ao tema “O poder da Inovação na Medicina de Hoje” encontra-se organizado em diversos painéis, contado com diversas comunicações orais em cada um dos mesmos: O primeiro painel, intitulado “Uma outra visão sobre o cancro” contou com comunicações orais da Dra. Maria José Passos e do Prof. Doutor Manuel Santos Rosa, incidindo sobre a emergência da Imunoterapia como tratamento de doentes oncológicos. No painel “A tecnologia ao serviço da saúde” contámos com a presença do Prof. Doutor Rui Vaz, pioneiro da Estimulação Cerebral Profunda, assim como com o Dr. Duarte Viveiros, com uma comunicação sobre a Cirurgia Robótica. O Prof. Doutor José Fragata, no painel “Mexer no coração dos outros”, realizou a sua comunicação sobre a Assistência Cardíaca Mecânica, tema atual com potencial de evolução futuro. Por fim, no painel “Particularidades em Ortopedia”, o Prof. Doutor José Carlos Noronha realizou a sua comunicação sobre a lesão do menisco. O uMED contou também com uma mesa redonda denominada “Vacinação obrigatória: sim ou não?!Eis a questão!”, um tema atual e mediático, de interesse geral, assim como diversos workshops que pretendem ser uma atividade dinâmica inserida em diversas áreas dos cuidados em saúde. De enfatizar também o destaque à área da investigação no programa do uMED, contando este, uma vez mais, com uma apresentação de pósteres científicos, assim como a apresentação de Comunicações Orais, escolhidas em concurso prévio também pela Comissão Científica, inseridas nos diversos painéis. O uMED pretende tornar-se um espaço de divulgação científica e abertura para futuras descobertas na área da saúde, tendo como objetivo trazer temas atuais com potencial de evolução e destaque futuro ao encontro de todos.
Descrição: III Congresso Médico-Científico dos Açores uMED 2018, "O Poder da Inovação na Medicina de Hoje", Universidade dos Açores, campus de Ponta Delgada, 13 e 14 de abril de 2018.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/4664
Aparece nas colecções:DBIO - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
uMED-2018-Livro-de-Resumos.pdf2,21 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.